Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Homenagem à liberdade

31 de julho, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Dia do motociclista. Sem a possibilidade de organizar eventos e encontros, fabricantes ligadas ao segmento das duas rodas optam por ações alternativas

Por que escolher o vento e não o conforto do ar-condicionado? Como alguém pode ignorar o GPS e ir por uma estrada mais longa? Essas são algumas perguntas indagadas no vídeo em que a Honda presta sua homenagem aos motociclistas, que teve seu dia de comemoração no último 27 de julho. As imagens mostram exatamente o que toda turma das duas rodas adora: a liberdade, a vontade de estar sob a máquina. “Faz parte da nossa natureza”, arremata o locutor.

Esta é apenas uma das celebrações feitas para a turma do capacete que, em tempos de pandemia, não pode ser agraciada com eventos e aglomerações, como de costume. Em tempos normais, as revendas organizam festas e os motoclubes promovem passeios.

O Dia Nacional do Motociclista em 27 de julho celebra todos os que, seja profissionalmente ou por hobby, pilotam motocicleta e cultuam este tipo de veículo. A data surgiu por iniciativa da Associação Brasileira de Motociclistas.

A história que se conta é a seguinte. Em 27 de julho de 1974, morreu o motociclista e mecânico da Honda, Marcus Bernardi, que era bastante querido por todos. Por sugestão de Rogério Gonçalves, proprietário da concessionária marca de Sorocaba (SP), o então deputado Alcides Franciscatto, em 1984, propôs que o Dia do Motociclista fosse comemorado em homenagem ao ex-mecânico.

Em tempos de isolamento social em que os bravos motociclistas estão sendo tão úteis, sobretudo via aplicativos de entrega, há empresas que preferem lembrar a categoria de uma outra forma.

É o caso da subsidiária brasileira da Petronas, que comercializa lubrificantes. A empresa listou orientações para garantir o melhor desempenho da moto, além de dicas para que o motociclista identifique ruídos ou condições que indiquem necessidade de revisão.

Com maior utilização das motos, os períodos entre as manutenções podem diminuir. É preciso avaliar a redução do intervalo de tempo para garantir o funcionamento das peças e do sistema, e é importante que o motociclista esteja atento aos sinais produzidos pela moto.

“Qualquer ruído ou condições diferentes sentidas durante a condução da motocicleta podem ser indicativos de uma necessidade de revisão. Vale ressaltar que devem ser respeitadas todas as manutenções indicadas no manual do proprietário da motocicleta, o qual muitas vezes traz cenários de uso, como severo diminuindo o intervalo de troca e manutenção”, observa o diretor de tecnologia da empresa, Marcelo Capanema.

Segundo ele, para o bom funcionamento das motos, é importante, por exemplo, que os níveis de lubrificantes e fluidos sejam verificados com mais frequência, e que o período de trocas seja respeitado de acordo com o aumento da utilização da moto e com as recomendações do manual do proprietário.

O uso dos produtos corretos e de alta performance, atende a essas necessidades e permite melhor desempenho do início ao fim do período de trocas. “Quando um lubrificante de alta qualidade é utilizado, ele consegue proteger e manter suas funções por muito mais tempo, ou seja, entregando performance durante todo o período de troca indicado”, afirma.

Para saber qual o tipo de lubrificante ideal para um modelo de motocicleta é necessário consultar as indicações contidas no manual do proprietário. Existem diferenças de viscosidade, qualidade e níveis de desempenho que devem ser respeitados para garantir a máxima eficiência do produto.

Saiba: os lubrificantes se subdividem em categorias de viscosidade SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos), óleos básicos, que podem ser minerais, semissintéticos ou 100% sintéticos, o nível de desempenho internacional como por exemplo a API (Instituto Americano de Petróleo) e a JASO (Organização de Padronização Automotiva Japonesa) e cumprimento de especificações de montadoras de veículos como por exemplo a HMEOC (Óleo de Motor de Motocicleta de Alta Qualidade Projetado para Economia de Combustível).





FOTOS / Pixabay


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário