Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Giro Rua une bikers para descobrir BH

30 de julho, 2020
Por: Jornal da Cidade BH
Texto: Gustavo Lovalho / Fotos: Ruy Pereira
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Pedalando. Desde 2018, grupo se encontra todas as semanas para “rolês”, em busca manifestações culturais urbanas 

Uma nova forma de “descobrir” Belo Horizonte através da bike. Assim se define o Giro Rua, grupo de ciclistas urbanos, que toda quarta-feira à noite se encontra na Growleria de Arte, na Rua Sergipe com Brasil. De lá, os bikers realizam um pedal por dentro e fora da Avenida do Contorno, sempre com um desafio ao fim. Eles costumam alinhar os encontros com eventos pela cidade em museus, teatros, bares, festivais e etc.

O Giro Rua surgiu por influência das Fixolimpíadas Rio 2018, que teve a participação de um belo-horizontino na edição, o João Pedro. Este é o maior encontro de bicicletas fixas do Brasil, no formato de olimpíadas, onde os fixeiros e fixeiras participam de desafios, oficinas e exposição na rua e indoor.

Retornado das fixolimpíadas, João e alguns amigos viram que BH não tinha, pelo menos naquele momento, nenhum “rolê” ciclístico e urbano de expressão na cidade, que dialogasse com a juventude que pedala e exige o direito a rua.

Após uma convocação no Instagram no dia 5 de dezembro de 2018 surgiu a iniciativa. E aí foi dado o primeiro passeio com cerca de 30 ciclistas. O grupo hoje cresce a cada dia.

A partir daí, o Giro Rua tomou forma de ocupação ciclística da cidade que tem hoje. O grupo é formado por mulheres e homens, construindo conexões com a cidade e propondo rotas não convencionais dentro e fora do centro, aliando a cultura, a arte e a resistência social (das mais diversas formas que ela se apresenta) à bicicleta.

Desta forma o Giro se consolida como um grupo unido e aberto, promovendo a interação e coletividade entre seus participante, dispostos a explorar o melhor de BH através da bike.

E, claro, a turma não deixa de lado também o espírito thash competition da bike urbana, e segue o sempre com um desafio por semana, feito na hora, na rua, valendo sempre uma cerveja no bar ao final.

O Giro Rua tem como atuais organizadores/líderes Helena Coelho (@helena.ccoelho) e João Pedro Fonseca (@joaopfa), que fazem parte da comissão organizadora para sediar a próxima Fixolimlípiadas em 2022.

Em tempos de pandemia, o Giro Rua está suspenso. Mas em breve o grupo retornará aos encontros semanais. Por enquanto, está rolando todas as quartas (19h30), o Giro Chat no Instagram do grupo (@girorua).

Bora Girar!






Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário