Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Comportamento de motociclista é tema de estudo

20 de dezembro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Perfil. A maior parte dos entrevistados utiliza a moto como ferramenta de trabalho e justifica comportamentos imprudentes pela pressão pela pontualidade

O comportamento e índices de mortalidade dos motociclistas foi tema de um estudo divulgado nesta semana pela Fundación Mapfre. A base foram os condutores de São Paulo, a maior cidade do País e como a maior frota, que serve como amostragem para outras grandes cidades brasileiras.

Os resultados, como previsto, preocupam os pesquisadores e servem de alertas para as autoridades. Segundo o estudo, dois em cada três motociclistas disseram ter pilotado moto por algum tempo mesmo sem ter habilitação; a maioria também admitiu não respeitar sempre o Código de Trânsito Brasileiro e circular pelos corredores (espaços entre as faixas de rolamento).

Leia também: 

Os dados foram obtidos a partir de pesquisa quantitativa com 1.210 motociclistas e mais 40 entrevistas em profundidade. Foram entrevistados 10 técnicos de trânsito, e realizadas visitas técnicas a órgãos de trânsito.

A maior parte dos entrevistados utiliza a moto como ferramenta de trabalho e justifica comportamentos muitas vezes imprudentes, como exceder a velocidade, pela pressão pela pontualidade das atividades profissionais.

Também chama atenção, entre os dados apresentados, a preocupação dos motociclistas com a possibilidade de causar lesões a terceiros, superior a ter colisões ou queda da moto. Isso porque 45% declarou ter como maior medo atropelar um pedestre nas ruas, enquanto 28% afirmou temer colidir com veículos maiores – como ônibus e caminhões. Segundo a pesquisa, 65% dos acidentes acontecem durante o dia, 57% em pontos pouco movimentados e 56% com a pista seca.


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário