Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Benefício estendido: fabricantes flexibilizam garantias

26 de abril, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Facilidade. Prazos variam conforme a marca, mas em todos os casos houve aumento da quilometragem para que o cliente procure a oficina autorizada e realize o serviço previsto no manual do proprietário

A maioria dos fabricantes decidiu ampliar a garantia das suas motocicletas já vendidas, a fim de tranquilizar e transmitir segurança aos seus clientes. Pelo menos a Triumph, Honda, Ducati, BMW e Kawasaki já anunciaram a medida, mas para os modelos que não estão nesta lista, a sugestão é procurar o fabricante e obter a informação necessária sobre o tema.

No caso da Triumph, o prazo de cobertura foi estendido em 40 dias, cuja garantia venceu ou vencerá dentro do período entre 20 de março e 30 de abril. Esse prazo adicional poderá ser prorrogado, caso as medidas de isolamento social sejam mantidas por mais tempo pelas autoridades governamentais.

O fabricante também informa que a tolerância de quilometragem também será ampliada. Para a primeira revisão, de 800 quilômetros, haverá uma tolerância de mais 500 quilômetros (com limite de até três meses). Para as demais revisões, será permitida uma rodagem extra de até 2.000 quilômetros (também com limite de até três meses). Já para a revisão anual, o cliente terá um prazo adicional de três meses para levar sua motocicleta para a concessionária.

A marca ainda comunica que, nos casos especiais de avaliações de garantias futuras, nas quais seja necessária a intervenção direta do departamento de pós-vendas, a empresa levará em consideração esse período crítico que vivemos hoje, além, é claro, do histórico padrão de manutenção da motocicleta e de toda a documentação que for apresentada pelo cliente. Só então a empresa dará seu parecer final.

O BMW Group explica que vem adotando uma postura transparente, responsável e ágil a fim de garantir a proteção de clientes, parceiros e funcionários ante aos desdobramentos do novo coronavírus. O fabricante anuncia que garantirá aos consumidores das suas marcas, incluindo a BMW Motorrad, a possibilidade de realizar reparos cobertos pela Garantia BMW até 30 dias após o fim da garantia contratual.

A condição vale para os veículos que têm sua garantia contratual vencendo no período entre 23 de março e 24 de abril. Este período será reavaliado e poderá ser alterado, caso necessário. No caso das motos, o parâmetro será o limite de tempo ou quilometragem (o que ocorrer primeiro) indicados no manual do proprietário.

Durante a pandemia, as concessionárias e oficinas credenciadas Ducati estão impedidas de receber os clientes e as garantias das motocicletas que expirarão entre 25 de março e 30 de abril estão congeladas.

Com isso, o cliente que precisar de assistência onde envolva a garantia da bike nesse período, a empresa vai avaliar cuidadosamente cada caso e desconsiderar a contagem de tempo durante este momento de proibição.

A contagem do período de garantia será restabelecida um dia útil após o fim da proibição de funcionamento das oficias. O período pode se estender, dependendo da evolução da pandemia. E a contagem vai voltar somente a partir da reabertura das oficinas.

A Honda, por sua vez, está sugerindo para suas concessionárias o aumento de tolerância para as duas primeiras revisões da motocicletas. Veja como ficou:  1ª revisão: 1.000 quilômetros ou seis meses até 2.000 quilômetros ou nove meses; 2ª revisão: 6.000 quilômetros ou 12 meses até 7.000 quilômetros ou 15 meses.

A Kawasaki foi outra marca que aderiu à flexibilização dos tempos de garantias de suas motos. Os prazos para os proprietários realizarem a revisão de suas motocicletas vão até o dia 30 de junho, mas há alguns critérios.

No caso de revisões por tempo, a tolerância é de até 240 dias após a última revisão, passando de seis meses para oito meses. Já as revisões por quilometragem, a tolerância aumentará em 500 quilômetros.


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!