Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

A bike e a amizade

23 de julho, 2020
Por: Jornal da Cidade BH
Texto: Gustavo Lovalho
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Pedalando. O esporte, incluindo o ciclismo, é uma grande ferramenta de socialização e de evolução do corpo e da mente

Você já saiu para fazer um pedal só e, no meio do caminho encontrou algum ciclista? E, então, vocês bateram um papo e desse dia em diante vocês se tornaram amigos? Ou então, buscou um grupo de bike, para começar a treinar durante a semana e, conheceu grandes pessoas e um incentivador?

Essas são só algumas provas que o ciclismo e amizade “pedalam” juntos. Nesta semana, quando se comemora o Dia do Amigo (20 de julho), como é bom ressaltar que ao pedalar você consegue fazer muitos amigos.

Não é novidade que o esporte é uma grande ferramenta de socialização e de evolução do corpo e da mente. E, mesmo que o ciclismo seja um “esporte individual”, que não depende de mais pessoas para sua prática — como tênis e futebol —, ele leva você a conhecer gente.

CONTRA A DEPRESSÃO

Com o aumento dos “hormônios da felicidade”, a depressão, um dos maiores males da humanidade de, pelo menos, dos últimos 20 anos, é prevenida. Além disso, o fato de o exercício colocá-lo em contato com lugares e pessoas, leva a manter um estilo de vida que reduz as chances desse contratempo aparecer.

Ou seja, ciclismo e a amizade têm tudo a ver com o combate de doenças sérias — um remédio mais saudável do que comprimidos sintéticos.

CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

Com os movimentos contínuos de pedalar, o ciclismo traz o aumento da circulação sanguínea. O que leva a um maior fluxo de oxigênio também, para todos os órgãos. Isso reserva uma melhora robusta da qualidade do funcionamento do organismo.

E saiba que isso inclui principalmente a melhora da mente, levando ao aumento do bem-estar, já que os hormônios endorfina e serotonina são liberados na atividade. Duas substâncias que estão intrinsecamente ligadas ao prazer e sensação de felicidade.

Se você está pedalando sozinho vai encontrar logo um parceiro ou parceria de pedal. O ciclismo e amizade estão de “mãos e correntes” dadas. Nesse esporte, as pessoas se conectam pelo assunto da bike, assim como gente que gosta de cachorros, gatos ou tem algum hobby, como pilotar kart.

Essa conexão é rápida e, nem que seja uma conversa de cinco minutos, a sociabilidade aumenta bastante para quem pedala.

Em lojas de bike, há os grupos de pedal que são um trampolim para, além de melhorar as habilidades, conhecer gente que, assim como você, curte muito pedalar.

Leia também: Boas práticas: seja um bom ciclista

São comuns as histórias de grandes amizades, namoros e até casamentos que aconteceram por causa de grupos de pedal. Ou seja, o ciclismo e amizade levam a diferentes destinos, muito além do que o roteiro do dia.

Enfim, se ciclismo e amizade são terapias separadamente, juntos eles têm o poder de transformar a socialização de você e a sua relação com o mundo. Ou seja, se você for uma pessoa tímida, é bem capaz que você ganhe extroversão em alguma medida.

Uma coisa é certa, do sedentarismo, você sai. E, isso traz todos os benefícios do ciclismo e amizade para o seu corpo e mente.

Ajude sempre mais pessoas a verem os lados positivos do ciclismo para tudo na vida.

Vamos girar!

FOTO / Pixabay


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário