Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Harmonização das cores pode influenciar nos ambientes da casa

04 de fevereiro, 2019
Foto: Luana Moreira
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Casa & design. Construir ou reformar um ambiente, é sempre um momento que inspira a renovação. Ao pensar na mudança das cores das paredes de um cômodo da casa, a escolha dos tons deve ser feita de forma minuciosa, pois, cada cor possui uma personalidade única e uma intenção específica de composição.

Logo, todo o aspecto de um cômodo e da casa como um todo, poderá adquirir uma aparência bem diferente, ao adotar as novas tonalidades selecionadas para ornamentar as paredes.

Contudo, é importante se ater a alguns ideais básicos na hora da escolha da cor apropriada para cada espaço. Ela deve levar em consideração os gostos pessoais dos habitantes da casa e a melhor maneira de aplicação e harmonização das cores para cada dependência do lar.

É importante priorizar matizes que valorizem o local e que estejam de acordo com as características dos cômodos aos quais são direcionados, como por exemplo, o branco, bege e versões iluminadas de azul e verde, são ótimas opções para salas de estar e banheiros.

Atualmente, no mercado existem infinitas alternativas de paletas de cores e revestimentos, que possibilitam uma personalização criativa de ambientes. Com a modernização da arquitetura e de suas edificações, abriu-se um grande leque de cores e texturas, que podem ser alternativas interessantes para a escolha do melhor estilo a ser utilizado nas paredes da casa.

Exemplo disso, são as paredes texturizadas, que podem seguir padrões de diferentes modelos e mesclar com os mais variados tons. Outro exemplo desta evolução, é o revestimento inteligente Ecogranito, que reúne características clássicas e modernas em um mesmo produto, pois oferece uma aparência final semelhante ao granito e ao mesmo tempo possibilita muitos outros usos, que não seriam possíveis com a matéria-prima original.

Segundo a arquiteta e proprietária da empresa Sempre Arquitetura, Raquel Aguiar, que também atua como parceira da Ecogranito, a paleta de cores deste revestimento é bastante vasta e possibilita uma gama de combinações.

“Existem cores mais fortes, que são indicadas para deixar em destaque, paredes específicas de alguns locais da casa, como é a Coffee Stone. Essa tonalidade confere uma atmosfera quente e interessante ao espaço. Optar por cores quentes nos cômodos, como o vermelho, laranja, marrom e entre outros, garante uma aclimatação mais intimista e aconchegante, e é indicado para ser usado em quartos, salas e escritórios”, explica.

Para dar a impressão de que alguma parte da casa é mais ampla do que realmente é, como cozinhas e salas de estar, o mais indicado é usar cores com fundos mais claros e que captem muita luz, pois, quanto maior a incidência de luz, maior será a expansão do ambiente.

Ainda de acordo com Raquel, as cores do material Ecogranito podem ser mescladas, criando uma cor fluida e um efeito de movimento nas paredes. “Misturando as cores de Sienna e White Stone, é possível dotar um efeito completamente novo e único a algum ponto da casa”, ressalta.

Ademais, as cores exóticas não podem ficar de fora na hora da escolha. O azul, amarelo, verde e roxo, e cores mais pigmentadas, podem e devem estar incluídas nas listas de opções de mudanças de um local. As cores vivas têm o poder de transformar os cômodos, e se usadas em uma ou mais paredes, trazem um dinamismo maior aos aposentos da casa. “Os tons de azul como os da Blue Stone e Ocean Stone dão um toque criativo, deixando o ambiente alegre e contagiante”, completa Raquel.