Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Cartórios de BH se integram a portal para facilitar transações de imóveis

25 de junho, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Escritura Simples. Um novo portal foi lançado hoje em Belo Horizonte, voltado para quem pretende realizar uma compra e venda de imóveis. O Escritura Simples permite ao cidadão fazer a escritura pública pelo computador ou telefone, preenchendo os dados básicos do imóvel, dos compradores e dos vendedores. A iniciativa integra Programa Bem Mais Simples, do Governo Federal.

Trata-se de uma ação do Colégio Notarial do Brasil (CNB), entidade representativa de todos os Tabelionatos de Notas brasileiros. A tecnologia é baseada em ambiente web, rodando em plataforma Microsoft, e possibilita a redução de etapas, tempo e custo na contratação imobiliária.

Foto: CNB/Divulgação

Como funciona

O Escritura Simples é executado totalmente via internet. Após o preenchimento dos dados, o usuário recebe um número de identificação da solicitação para acompanhar todo o procedimento pela interface do portal.

Mais tarde o tabelião entra em contato para as orientações necessárias e sequência dos procedimentos até a lavratura da escritura, que será impressa. Somente neste momento, o usuário deve ir ao tabelionato, ou solicitar que este vá ao seu encontro, para as assinaturas.

Todas as certidões e emissões de guias de pagamento serão providenciadas pelo tabelião, facilitando todo o procedimento para o usuário.

O objetivo dos idealizadores é que, até o final do ano, os 8,5 mil tabelionatos de notas presentes em 4.869 cidades do Brasil estejam integrados ao portal.

Foto: Pixabey/Divulgação