Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Verão: época de cuidados redobrados com os pets

06 de março, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Saúde. Mesmo chegando ao fim em março, a época mais quente do ano pode exigir cuidados e muita atenção com os pets. A sensação térmica dos animais é diferente dos seres humanos, para aqueles que possuem pelos maiores, a sensação térmica pode chegar ao dobro da temperatura.

Para Pedro Risolia, veterinário do Health for Pet, “cães e gatos fazem a troca de calor pela boca ou pela língua. Sendo assim, é importante que os donos fiquem de olho em seus bichinhos. Caso eles fiquem muito ofegante devem tira-los do sol imediatamente”, diz.

Por isso, todo cuidado é pouco nessa época do ano. Sendo assim, Risolia lista algumas dicas de como cuidar do seu bichinho e evitar que ele fique mal durante o verão.

Sendo assim, Risolia lista algumas dicas de como cuidar do seu bichinho e evitar que ele fique mal durante o verão.

Ao andar de carro

O pet não deve ficar dentro do veículo em um dia muito quente, mesmo que seja por alguns minutos. Em movimento, é importante lembrar do uso dos itens de segurança ou caixinha de transporte e não deixar o pet exposto ao vento na janela, devido as dores de ouvido.

Atenção à hidratação

É importante aumentar a quantidade de água, trocá-la sempre que possível e ainda deixá-la mais fresca acrescentando cubos de gelo.

Cuidado com a tosa

Nem todas as raças podem ser tosadas durante o verão, já que o pelo longo do pet é um isolante térmico. Por isso, é importante conversar com o veterinário antes de seguir para a tosa.

E os passeios?

Para evitar a hipertermia, os passeios devem ocorrer antes das 10h da manhã ou após às 16h.

Atenção às dermatites

Fungos, ácaros, pulgas e carrapatos contribuem para o desenvolvimento de dermatites, coceira e feridas, assim, procurar um médico veterinário sempre que houver alguma dúvida ou suspeita auxilia no diagnóstico.

Para Wesley Andrade, responsável pela Porto Seguro em Minas “nessas horas é importante contar com produtos e serviços que oferecem cobertura contra enfermidades, que demandam cuidados, cobertura ambulatorial e hospitalar, além de consultas, urgência, emergência, exames laboratoriais e internação do seu pet”.

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.