Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Vacina contra coronavírus começa a ser testada em humanos

17 de março, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Saúde. Nesta segunda segunda feira, 16, o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID, na sigla em inglês), anunciou que já começaram a primeira fase de testes em humanos de um estudo americano para uma possível vacina contra o novo coronavírus.

De acordo com o órgão, a dinâmica da pesquisa baseia-se na observação de 45 adultos saudáveis, durante o período de 6 semanas. Cada participante vai receber duas injeções, com um intervalo de um mês entre elas, em doses diferentes.

Sendo assim, o objetivo é mostrar que a vacina é segura e provoca uma resposta desejada por parte do sistema imunológico dos participantes. No entanto, embora seja um passo importante e que pode significar muito para a medicina e para a saúde da população, para provar que o antivírus é eficaz será preciso realizar estudos subsequentes envolvendo mais participantes, o que levará meses, segundo especialistas.

Leia também: Funed começa a fazer exames para identificar coronavírus

“Encontrar uma vacina segura e eficaz para prevenir a infecção é uma prioridade urgente de saúde pública”, disse, em nota, Anthony Fauci, médico diretor do NIAID. “Essa fase 1 do estudo, lançada em velocidade recorde, é um importante primeiro passo em direção a esse objetivo”, afirmou.

Até o momento, não existe um médicamento em vacina para o COVID-19, mais conhecido como Coronavírus.

Proteção

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) está trabalhando com especialistas para expandir o conhecimento médico sobre o novo coronavírus. Dados sobre a transmissão, recuperações e óbitos são importantes para conhecer melhor a doença e a proporção da epidemia. Dessa forma, é preciso ficar atento as dicas para evitar o contagio e propagação do vírus.

  • Higienize as mãos

Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel.

Por quê?  Esfregar as mãos ajuda a eliminar traços do vírus que podem estar presentes em lugares de uso comum.

  • Mantenha distância social

Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas que apresentam tosse ou espirros constantes.

Por quê? A tosse e o espirro propagam pequenas gotas de secreção e saliva que podem conter vírus. Com a proximidade, a chance de respirar ou ter contato essas gotículas aumenta.

  • Evite tocar os olhos, o nariz e a boca

Evite coçar, esfregar ou ter qualquer tipo de contato com as mucosas. Essas áreas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis à presença de agentes de contaminação

Por quê? As mãos estão em contato constante com superfícies que podem ser vetores de transmissão de vírus e bactérias. Mantê-las longe das mucosas diminui a chance de ficar doente.

  • Pratique higiene respiratória

Tenha boas práticas de higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o braço curvado ou com um lenço de tecido ou papel ao tossir e espirrar. Descarte ou higienize o material usado imediatamente.

Por quê? Gotículas de saliva e secreção são vetores do Covid-19. Evitar que outras pessoas entrem em contato com saliva contaminada evita não apenas o coronavírus, mas uma série de doenças respiratórias.

  • Em caso de febre ou dificuldade respiratória, busque ajuda médica rapidamente

Não saia de casa se estiver com febre. Se os sintomas persistirem e caso haja dificuldade respiratória, busque atenção especializada imediatamente.

Por quê? Apesar de serem sintomas comuns, uma ação rápida pode evitar problemas mais sérios e o desenvolvimento de sintomas mais graves de infecções respiratórias.

  • Uso de máscaras

Pessoas saudáveis, sem sintomas como febre, tosse ou espirros não precisam usar máscaras

Por quê? Apenas profissionais de saúde e pessoas que apresentem sintomas parecidos com os do novo coronavírus precisam usar máscaras. A função das máscaras é conter a propagação do vírus em quem já está infectado. A OMS recomenda o uso racional das máscaras.


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    AURINO JOSE DA SILVA SILVA 17 de março de 2020

    PARABÉNS AOS AMERICANOS, E QUE TENHAM O SUCESSO MERECIDO. ENQUANTO ISSO, SABEMOS QUE EM MUITOS LUGARES A HUMANIDADE LUTA CONTRA SI MESMA. SE O CORONA NÃO SABE SELECIONAR QUEM DEVE MESMO SER CONTAMINADO E MORRER, MUNDO A FORA SEMRPE EXISTE ALGUÉM QUE SABE IDENTICAR OS BANDIDOS QUE MERERCEM. É POR ISSO QUE HÁ A PENA DE MORTE. NA CHINA ELES SABEM QUEM DEVE MORRER, MAS QUANDO CRIAM ALGO TIPO O CORONA, É PRECISO QUE NOUTROS LULGARES HAJA UMA BANDEIRA CAPAZ DE REPETIR A ESCOLHA DE UMA HIROSHIMA, PARA NOVAMENTE SERVIR DE BOM BOM EXEMPLO. QUE MUNDO, OLHANDO PRA FRENTE, SEM QUERER, ALGUÉM LHE ACENDE O REFLEXO NO RETROVISOR. AVANTE, SE É A TERCEIRA, E SE TEM QUE SER ATÔMICA, QUE SEJA.

Avatar
Deixe um comentário