Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Segredinhos para o amor durar mais

07 de dezembro, 2018
Texto: Cristina Santos | mcss.bhe@gmail.com | cristinasantospsicologa.com
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Vida a dois. Em qualquer época ou momento, acredito que é essencial cuidar do relacionamento amoroso, pois as relações não acontecem por conta própria e, se entram no piloto automático, pode acontecer um desastre

Uma máquina sem comando não acaba ficando sem rumo? Então, aqui vão algumas dicas para ajudar na convivência da vida a dois. E que essa boa convivência contribua para relacionamentos cada vez mais duradouros e uma jornada de parceria amorosa enriquecedora e prazerosa. Para, então, comemorar, pelo amor e por amor!

Pequenos gestos de atenção – Interações favoráveis contribuem de forma significativa para a harmonia da vida amorosa. Não precisa ser nada que vá fundir a cabeça: podem ser gestos simples de carinho e atenção: um sorriso, um olhar, um aceno de cabeça, um afago, um obrigado, um bilhete, um abraço apertado, um tocar sensual, ouvir verdadeiramente e agradecer, sendo grato, sempre. Tudo que demonstre seu carinho e que você está conectado e interessado na pessoa ao seu lado.

Lidar com conflitos de interesse – Cooperar para encontrar soluções parcialmente vantajosas para ambos e não apenas para uma das partes: os interesses do casal se sobrepõem aos individuais. Não é ceder, pois não podemos nos sentir em dívida, mas sim ter o pensamento mais colaborativo do que o de competição. Não disputar, mas ser parceiro, afinal duas pessoas que decidiram compartilhar a vida juntos devem se lembrar de que estão do mesmo lado, e um ao lado do outro, e não em territórios opostos.

Olhar e ouvir – Temos a escolha, em qualquer interação, de nos conectarmos com nosso parceiro ou não. As consequências é que farão a grande diferença. Se você se dispõe a priorizar o relacionamento colocando essa conexão, com quem está ao seu lado, num lugar de grande importância, isso é sentido pelo outro e suas atitudes só aumentarão a proximidade e a cumplicidade do casal. Demonstrar genuíno interesse nas posturas do outro na vida diária e envolver-se em seus hobbies e projetos melhora a comunicação e fortalece a união dessa relação.

Valorizar aspectos positivos – Uma característica nítida dos casais felizes é que procuram relevar os aborrecimentos e focar no lado agradável da relação e nos pontos positivos de cada um. Claro! Se queremos nos manter encantados por quem escolhemos, precisamos focar nas qualidades dessa pessoa, no que mais gostamos e não nos defeitos ou dificuldades que ela tem.

Se voltar para o lado positivo de uma relação só contribui para o bem-estar e sintonia do casal, ajudando para que essa vida a dois seja a cada dia mais prazerosa. Todos temos defeitos mas precisamos aprender a não priorizar o que não gostamos nessa pessoa que amamos e evitar cobranças, querendo que o outro mude. Aceite e curta o que você gosta.

Se conseguir colocar em prática algumas dessas sugestões ou se tem alguma observação, por favor, conte para mim através do meu e-mail ou site que estão no alto desta página! Obrigada!