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Saúde da coluna

15 de setembro, 2019
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Diagnóstico. Dores podem estar relacionadas à má postura e a contraturas musculares de rápida resolução

Você já sentiu alguma dor na coluna? Pense bem, pois é possível que você sinta dor há bastante tempo, mas esqueceu dela porque já se tornou uma constante em sua vida. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (Ministério da Saúde e IBGE), 18,5% da população tem alguma doença crônica na coluna como cifose, lordose, artrose, escoliose ou hérnia de disco.

Visão do Ortopedista

A dor na coluna pode estar relacionada à má postura e a contraturas musculares de rápida resolução. As dores persistentes, relacionadas a doenças mais sérias, são bem menos frequentes na população. Uma boa conversa e exames físicos e de imagem são necessários em alguns casos para confirmar o diagnóstico.

Leia também: A importância da prevenção de doenças oculares

Para evitar as dores relacionadas à má postura, ou até mesmo complicações na lombar, veja dez dicas para proteger a coluna, de acordo com o médico ortopedista Daniel Oliveira: ao se deitar de lado, coloque um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas; ao deitar de barriga para cima, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos e outro embaixo da cabeça; evite dormir de bruços, pois além de forçar a coluna, dificulta a respiração; flexione as pernas para elevar um objeto pesado do chão; use um colchão ortopédico ou semi-ortopédico, de acordo com o seu peso e altura; o travesseiro não deve ser muito fino nem muito macio, para não alterar a curvatura da coluna; o ideal é que seja da altura entre a cabeça e o ombro; ao ficar de pé, contraia os músculos da barriga e das nádegas periodicamente; utilize esta técnica de relaxamento quando quiser aliviar dores; ao trabalhar em frente a uma mesa, ou digitando no computador, mantenha as costas retas, apoiadas no encosto da cadeira; manter as pernas debaixo da mesa, evitando cruzá-las; não carregue mochilas ou sacolas, com o peso de um só lado. A mochila deverá ser apoiada nos dois ombros e as sacolas, divididas nas duas mãos; evite trabalhar com o tronco totalmente inclinado durante as atividades domésticas.

Visão do Fisioterapeuta

Os maiores vilões do corpo, inclusive da coluna, são os hábitos cultivados no dia a dia, o estilo de vida. Independente de se sentir dor, é importante manter uma rotina ativa, não excluir os afazeres diários, socializar, não fumar, evitar alcool e, se beber, que seja moderadamente, e de vez em quando…Tudo isso vai influenciar no estado psicológico da pessoa, ajudar a manter o estresse sob controle, e ainda prevenir e ajudar a tratar as doenças ou dores nas costas.

Foto Divulgação JC

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