Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Qual a relação do inverno com as dores no corpo?

11 de julho, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Saúde. A impressão é que tudo no inverno dói. Qualquer tempo a mais que ficamos assentados ou em uma mesma posição faz com que, ao levantar, tenhamos a impressão de que desaprendemos a ficar de pé, gerando dores nas costas, no joelho, nos ombros e etc.

De acordo com o médico ortopedista Daniel Oliveira, isso ocorre nas temperaturas mais baixas porque o corpo passa por uma deficiência no suporte sanguíneo, há uma diminuição no metabolismo, um encurtamento das fibras musculares, uma limitação articular e alterações que dificultam certos movimentos do corpo.

“Todos esses fatores são responsáveis pelo aumento de dores, principalmente nas regiões lombar e cervical. Além disso, mesmo sem perceber, ficamos mais rígidos quando o tempo está frio, causando incômodos. Outras dores como as articulares, de artrites e artroses, também pioram muito no inverno por conta da rigidez articular.”

Leia também:  Temperatura continua baixa em Minas Gerais

Predisposição

Segundo o especialista, o incômodo pode acometer todo tipo de pessoa, porém, existem grupos mais suscetíveis a isso.

“Aqueles que sofrem com problemas nas articulações, como artrites e artroses devem tomar cuidado redobrado, já que neste período do ano essas inflamações tendem a se agravar. Pacientes pós-operados ou com patologias nevrálgicas e pessoas resfriadas também podem sofrer com crises agudas de dores, já que ao tossir, acabam exigindo muito da musculatura da coluna.”

Leia também: Os principais Festivais de Inverno de MG

Como evitar as dores

Daniel Oliveira conta que a melhor forma de ficar livre desses incômodos é manter-se ativo e em movimento. “Obviamente, quem está sentindo dor deve movimentar e praticar atividades físicas sem exagerar na dose, mas é imprescindível que não fique parado. Praticar alongamentos, caminhadas ou exercícios com baixo impacto, como hidroginástica e a natação, por exemplo, são ótimos aliados na prevenção das dores. Além disso, nesta época do ano, deixe o corpo bem aquecido e protegido contra o frio, principalmente as extremidades”, finaliza.

Foto: Ellen Casadonte

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!