Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Modalidade preventiva de atividade física ganha adeptos em Belo Horizonte

10 de outubro, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Fisiofuncional. Composta pela integração de fisioterapia especializada e treinamento funcional, a modalidade é baseada num conceito de sustentabilidade da atividade física.

A fisiofuncional traz uma abordagem do corpo humano como um sistema interligado e, democrática, pode promover desde emagrecimento ou condicionamento físico para quem deseja começar a se exercitar, quanto alta performance para atletas profissionais.

O trabalho é extremamente individualizado, envolve terapia manual, flexibilidade, mobilidade, coordenação e equilíbrio, introduzidos por etapas.

“Com essas 5 variáveis conseguimos criar qualidade postural e mecânica; quando for o caso, performance, e desenvolver capacidades físicas como agilidade, força, velocidade, sem causar maiores danos ao corpo, preservando a integridade física e reduzindo, indiretamente, os índices de lesões em pessoas que desejam se exercitar independente do nível de preparo que possuem, desde crianças a atletas de alto rendimento”, ressalta Vitor Alvarenga.

O método foi desenvolvido pelo fisioterapeuta mineiro ao longo de 10 anos, em conjunto com o educador físico Rafael Furtado, a partir de conhecimentos da fisioterapia, Busquet, quiropraxia, educação física, treinamento esportivo e Ortopedia e esportes (disciplina na qual possui especialização pela faculdade Ciências Médicas).

Como funciona?

A partir de um trabalho postural intensivo e acompanhado que o fisioterapeuta e o educador físico identificam, juntos, as necessidades de cada aluno, como características morfológicas próprias causadas por vícios posturais que são corrigidos, desequilíbrios musculares, pontos crônicos de tensão, e outros, para desenvolver o que precisa ser desenvolvido através de um determinado número de aulas semanais, tudo combinado individualmente.

A grande “sacada” do fisiofuncional foi a integração de conhecimentos de diferentes áreas, criando um sistema seguro e abrangente de prática de atividade física, que possibilita a manutenção de uma vida ativa ao longo de muitos anos, independente da idade, do seu histórico de desgastes físicos, ou da intensidade de suas sessões de treinamento.

Foto: Arquivo pessoal