Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Mês de conscientização sobre o autismo terá Cinema Inclusivo

02 de abril, 2019
Por: Jornal da Cidade BH
Fotos: Suricatto/Divulgação
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Em BH. Hoje, 2 de abril, é conhecido pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para incentivar a inclusão de quem sofre com essa deficiência, Belo Horizonte recebe no dia 28 de abril, uma sessão de cinema totalmente adaptada às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). O evento acontece no Teatro Raul Belém, localizado no bairro Alípio de Melo.

A sessão faz parte do Projeto VIDA, evento organizado pela Equipe Multidisciplinar Suricatto, que além do filme, programou atividades e brincadeiras educativas para o público presente.  O evento é aberto ao público em geral, com retirada de ingressos pelo Sympla.

Leia também: Novo Hospital Dia Oncológico pode fazer até 3 mil atendimentos por mês

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Essa data é especial para as 70 milhões de pessoas em todo o mundo que convivem com o Transtorno do Espectro do Autismo. Nesse sentido, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu como tema anual “Tecnologia assistivas, participação ativa”, num cenário onde cada vez mais pessoas com TEA assumem o protagonismo pelas suas próprias histórias.

Por meio da tecnologia, a data e essas temáticas anuais contribuem para jogar luz sobre o autismo, além de destacar seu uso principalmente para o aprendizado.

Segundo Nicole Samira, pedagoga e especialista em necessidades educacionais especiais pela PUC Minas, “por executar respostas rápidas e milhões de estímulos que trabalham os sentidos, as tecnologias são facilmente inseridas no processo de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência. As luzes, cores e sons são um atrativo para as atividades principalmente no trabalho da comunicação e autonomia no dia a dia de pessoa com TEA”.

Leia também: Fobia social: Saiba como identificar e vencer a doença

O transtorno se manifesta em uma em cada 59 crianças no mundo. Esses dados foram divulgados pelo Centro e Controle de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, em 2018 baseados em estimativas do ano de 2014. Algo tão comum, mas não tanto se levado em conta ações e campanhas culturais sobre o tema.

Assim sendo, a realização de eventos de lazer e entretenimento para inclusão é uma das formas mais efetivas de socialização. Primeiro por parte das pessoas com TEA, que precisam ser ambientadas respeitando suas diferenças; e segundo, por parte da família, amigos e sociedade em geral, que têm a oportunidade de conhecer e se informar sobre o autismo.

Serviço:
Projeto Vida – Cinema Inclusivo
Data: 28 de abril de 2019
Horário: de 09 às 13h
Local: Teatro Raul Belém Machado – Espaço Cênico Yoshifumi Yagi
Endereço: R. Jauá, 80 – Alípio de Melo, Belo Horizonte

Leia mais sobre saúde e bem-estar.

Mês de conscientização sobre o autismo terá Cinema Inclusivo
5 (100%) 4 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!