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Aprenda cinco exercícios físicos ideais para praticar no dia-a-dia

04 de fevereiro, 2019
Foto: Divulgação Bodytech
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Longetividade. Fazer 30 minutos de exercício moderado todos os dias está entre os hábitos necessários para se viver uma década a mais, de acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard.

Os especialistas confirmaram que certos hábitos têm um “impacto enorme” na longevidade e que homens e mulheres podem viver cerca de 10 a 14 anos a mais. A pesquisa foi feita com 123 mil voluntários americanos e publicada em maio de 2018.

De acordo com Pedro Thiago Rogel, professor de natação adulto e infantil e hidroginástica da Bodytech em Belo Horizonte, fazer pelo o menos 30 minutos de exercícios mesmo que moderado, é essencial para manter o corpo e mente saudáveis. “Muitas pessoas não tem muito tempo para praticar exercícios por longos períodos. Fazer caminhada, natação ou qualquer prática, já ajuda a ter mais qualidade de vida”, comenta.

Com isso o professor separou cinco exercícios exclusivos para o Jornal da Cidade BH que podem ser feitos em meia hora e que ajudarão na longevidade e melhor condicionamento físico.

  • Natação – 30 minutos aula

Um dos esportes mais completos e recomendados, a natação proporciona desde a perda calórica e equilíbrio muscular, até o auxílio na recuperação de lesões.

A modalidade é indicada para pessoas de todas as idades e biótipos, e tem muitos benefícios a oferecer, como: equilíbrio muscular, melhora de postura, mais capacidade aeróbica, ajuda na circulação e na flexibilidade muscular, alto gasto calórico, entre outros.

  • Hidroginástica – 30 minutos aula

A modalidade é indicada para quem procura reduzir o impacto nas articulações causado pelos exercícios. Os benefícios para o corpo, de quem malha na água ou fora dela, são os mesmos, independente da idade, sexo ou mesmo da condição. É indicado para: tratamento de problemas nas articulações, manutenção da saúde óssea e Favorece o aumento da resistência muscular.

  • Acqua Float – 30 minutos aula

Treino sobre prancha na piscina queima 400 calorias em apenas 30 minutos. A aula trabalha força e acelera o metabolismo. Chegou ao Brasil no início de 2017 dividida em quatro blocos que se alternam entre sequências intervaladas de força e de cárdio.

  • Caminhada/ Corrida – 30 minutos

Queima cerca de 150 calorias, tem efeito calmante, controla a fome, ajuda a ter bom humor, torneia as pernas, auxilia a regular o sono – são alguns dos benefícios que esta atividade física traz. Precisa de mais?

  • Bicicleta – 30 minutos

Além de divertido, pedalar pode ser muito benéfico para a saúde de uma forma geral pelo baixo impacto, queima de calorias, auxílio no sistema cardiovascular e outros.

Os pesquisadores listaram ainda mais quatro hábitos importantes para se viver mais e melhor. São eles: não fumar, manter um peso saudável, moderação no consumo de bebidas alcoólicas e alimentação variada e balanceada, com pouca gordura saturada, carne vermelha e açúcar.  (Fonte BBC)