Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Anticoncepcionais trazem outros benefícios além de contracepção

12 de junho, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Saúde. Outros efeitos benéficos dos anticoncepcionais incluem amenização da TPM, melhora da aparência da pele, redução de risco de câncer, entre outros

As pílulas anticoncepcionais evoluíram muito desde 1960, ano em que chegaram ao mercado, e, atualmente, possuem diversas opções para as mulheres que variam conforme a composição hormonal, posologia, dosagens e efeitos. Utilizados, principalmente, para evitar a gravidez não planejada, os medicamentos também proporcionam benefícios que vão muito além e que são, muitas vezes, desconhecidos pela população feminina. Os reflexos positivos podem ser sentidos tanto na saúde quanto na estética das mulheres.

Leia também: 7 dicas para emagrecer com saúde e manter os resultados

O ginecologista e especialista Agnaldo Lopes da Silva Filho reforça que o maior benefício da pílula é a contracepção, sendo que a eficácia desse método, se utilizado de forma correta, é superior a 99%. Mas ele enumera mais vantagens.

“Outros efeitos desejáveis comprovadamente associados ao uso desses fármacos são a redução do volume, intensidade e dor da menstruação, amenização do Transtorno Pré-Menstrual (TPM), diminuição do risco de câncer de ovário e endométrio, combate ao ovário policístico, redução das chances de desenvolvimento de anemia, além da queda das taxas de gravidez tubária”, diz o médico.

Algumas combinações de anticoncepcionais constituem, ainda, alternativas para o tratamento de Sangramento Uterino Anormal (SUA), que atinge cerca de um terço das mulheres em todo o mundo.

Leia também: Congelamento de gorduras é alternativa à lipoaspiração

Qualidade de vida

Devido a todos os benefícios proporcionados pelos anticoncepcionais, há uma melhora significativa na qualidade de vida e bem-estar das mulheres. Porém, Filho também pontua os ganhos na parte estética proporcionados pela administração das pílulas contraceptivas.

“Quando falamos em qualidade de vida, sabemos que é importante manter a autoestima. Nesse sentido, os medicamentos possuem hormônios semelhantes aos dos ovários que podem ajudar na luta contra a celulite, queda de cabelos, acnes e oleosidade da pele. A derme também é beneficiada pelo aumento da produção de colágeno, ficando mais firme e saudável”, revela.

Como escolher o medicamento ideal

A escolha do fármaco ideal, no entanto, deve ser orientada. O ginecologista lembra que fazer o uso indiscriminado e trocar constantemente os remédios sem supervisão médica é arriscado. “Quando a mulher procura um profissional especialista, ela passa por uma consulta de avaliação de características pessoais, histórico familiar, para, somente assim, se chegar a uma conclusão sobre o método contraceptivo mais indicado”, finaliza Filho.

Anticoncepcionais trazem outros benefícios além de contracepção
3.7 (73.33%) 6 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!