Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

A importância da prevenção de doenças oculares

07 de maio, 2019
Por: Jornal da Cidade BH
Foto: Divulgação Hipertexto
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Saúde. Hoje, dia 7 de maio, é considerado a data do oftalmologista, profissional que trata dos olhos, um dos órgãos mais sensíveis do corpo humanos.

O oftalmologista é responsável por cuidar da qualidade da visão de milhares de pessoas. E, de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), visitas periódicas ao médico oftalmologista podem detectar precocemente problemas de visão que levariam à cegueira.

Leia também: Dia Mundial da Síndrome de Down tem atividades especiais

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% dos casos de perda de visão no mundo poderiam ter sido evitados se diagnosticados a tempo.

Cláudio Trindade, oftalmologista do Instituto Cançado Trindade, reafirma a importância da prevenção. “Através de consultas periódicas com o oftalmologista, é possível detectar doenças em seu estágio inicial, o que favorece o tratamento. O ideal é que se visite o oftalmologista uma vez ao ano”, orienta.

Entre as doenças mais comuns que podem levar à cegueira, estão a catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Outra doença que também pode levar à perda parcial ou total da visão é o Ceratocone, que leva à deformação na córnea.

Leia também: Prevenção do Transtorno do Espectro Autista deve ser feita na consulta pediátrica

De acordo com o Ministério da Saúde, ele é responsável pela maior parte dos transplantes de córnea no Brasil, que possui atualmente uma fila com mais de 30 mil pessoas, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

Porém, graças aos avanços da tecnologia, os tratamentos na área têm crescido e mudado a vida de muita gente. Um tratamento pioneiro desenvolvido pelo Dr. Claudio Trindade, baseado no uso de um implante estenopeico, vem atraindo a atenção de médicos de todo o mundo.

“Pessoas com ceratocone apresentam um importante déficit de nitidez e não conseguem, muitas vezes, identificar uma pessoa conhecida, nem mesmo ler placas, ou se locomover com facilidade. Depois da cirurgia, ela volta a ver detalhes que há muito tempo não enxergava”, explica Cláudio Trindade.

 

A importância da prevenção de doenças oculares
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!