Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

A forma como você pisa interfere na saúde do seu corpo

13 de setembro, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Bem estar. O desequilíbrio no alinhamento dos pés pode ser a causa de dores e lesões, principalmente durante a prática de atividades físicas

O modo como cada pessoa pisa é determinado por suas características anatômicas e biológicas. A rotação dos joelhos, por exemplo, ou a flexibilidade das articulações, interfere diretamente no alinhamento dos pés e altera o modo como eles tocam e saem do chão. E qualquer desequilíbrio nessa estrutura pode ocasionar dores ou lesões na coluna, quadris e tornozelos, especialmente durante a prática de atividades físicas.

“A avaliação do tipo de pisada é pouco comum ao se procurar uma academia, o que pode prejudicar a saúde e o desempenho corporal. E hoje temos à disposição tecnologias capazes de identificar as alterações de pisadas, como a baropodometria e estabilometria. São exames computadorizados em uma plataforma que mostra, em tempo real, a distribuição da pressão plantar e sua relação com o equilíbrio postural”, explica o fisioterapeuta Mateus Leite.

São três os tipos de pisadas: a neutra, quando o contato da sola dos pés no chão é uniforme e bem distribuído; a pisada pronada, quando há uma planificação do arco medial; e a pisada supinada, quando há menor contato da sola do pé com o chão e uma acentuada curvatura do arco medial. “O mais importante para a identificar a pisada, possíveis disfunções e suas consequências, é procurar o acompanhamento profissional. Uma pisada errada pode ser a causa de problemas posturais importantes, como a escoliose”, ressalta.

Dicas ao se exercitar

Uma dica importante é investir em um tênis que seja ao mesmo tempo macio e resistente, confortável, e com um bom amortecimento. Verificar periodicamente se ele está em boas condições de uso, se não está gasto nas laterais ou na frente e se o pé não está deslizando excessivamente dentro do calçado, são atitudes importantes para garantir a saúde dos pés e do restante do corpo.

É importante fortalecer os músculos do quadril, já que, quando enfraquecidos, podem aumentar a queda do arco dos pés e ocasionar a sua pronação. Se muito rígidos ou tensionados, podem ter o efeito oposto, provocando o aumento do arco e a sua supinação. “O corpo é um conjunto complexo e todo interligado. Até problemas de visão e de alinhamento dos dentes podem interferir no tipo de pisada”, conclui o fisioterapeuta.

Foto: Divulgação/Pixabay