Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

UniBH ganha novo reitor

13 de setembro, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Educação. No dia 20 de setembro, o UniBH realiza um evento solene para a apresentação de Rafael Ciccarini como novo reitor do Centro Universitário. O doutor em Artes já vem comandando a instituição desde 2017 como vice-reitor e, agora, assume o mais alto cargo na instituição. O evento será realizado no Boulevard do Campus Buritis, às 17h.

Desde o início de sua liderança, Ciccarini implantou uma nova forma de gestão que tem como princípio o conceito de Campus Aberto. A ideia é que o UniBH se torne, efetivamente, uma extensão dos espaços públicos da cidade onde a comunidade pode usufruir de toda a vida que existe dentro de uma universidade, seja ela educativa, inclusiva ou cultural.

De acordo com o novo reitor, o UniBH sempre foi aberto, no entanto, desde 2017, a instituição tem promovido ações e feito obras em suas unidades para que essa interação com a comunidade possa ser mais fluida e efetiva. “Entendemos que os centros de educação precisam ser utilizados por toda a sociedade. Essa é uma prática comum no exterior, mas ainda está engatinhando no Brasil. Nós, do UniBH, acreditamos que podemos fazer mais pela nossa comunidade e país e essa é mais uma das diversas iniciativas para contribuir com esse desenvolvimento”, explica.

Outra identidade deste novo UniBH está relacionada ao futuro dos alunos, em que a instituição passa a executar novas formas de educação para que o aluno se reinvente e possa ser dono do seu próprio sucesso. “O conceito perpassa por todas as áreas do UniBH, inclusive, pela forma como fazemos o ensino”, ressalta Ciccarini.

Educação eficiente e moderna

O novo UniBH também apresenta uma importante inovação na forma de educar. Conhecida como Ecossistema Anima de Aprendizagem (E2A), ela começou a ser implantada no segundo semestre de 2017 nos cursos de comunicação e gestão e este ano foi adotada para todos os outros cursos.

Segundo Ciccarini, o objetivo dessa proposta pedagógica é trazer perspectivas mais modernas em termos de organização curricular, estratégia de ensino e aprendizado. “Ela funciona como uma matriz por competência e vai muito além de só apresentar conteúdo ao aluno. A Matriz E2A segue uma moderna tendência do mercado internacional e também do mercado de trabalho”, explica.