Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Solidariedade em tempos de pandemia

06 de junho, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Aliança sem fome. Iniciativa de empresárias une mineiros para fazer marmitas e alimentar moradores de rua da capital

A vocação solidária das empresárias mineiras Fernanda Araujo Betti Costa e Ane Carolina Barroso Azevedo desencadeou uma importante corrente do bem em Belo Horizonte, em meio a este cenário tão difícil de hoje. Há cerca de 40 dias, elas decidiram montar marmitas de alimentos e distribui-las a pessoas em situação de rua por vários cantos da capital.

Felizmente, uma iniciativa que começou apenas com poucas pessoas, ganhou visibilidade e conseguiu unir mais 50 dedicadas a ajudar o próximo. Graças às redes sociais, o projeto se reforçou ainda mais e até recebeu um nome: Aliança Sem Fome.

“Primeiro, veio uma ou outra pessoa nos ajudar, que compartilhou com outra e agora há muita gente dedicada, seja para elaborar o alimento, comprar os ingredientes, distribuir as marmitas ou até mesmo para convidar outras pessoas para fazerem parte”, comemora Fernanda. Junto com as marmitas, todas descartáveis e seguindo normas de higiene, são entregues também máscaras para proteção contra a contaminação do vírus da covid-19, do projeto Um Milhão de Máscaras (@ummilhaodemascaras).

Leia também: Como evitar demissão de funcionários diante da crise

Ela conta que pelo Instagram houve o engajamento de muita gente e restaurantes conhecidos da cidade. Algumas dessas pessoas têm milhares de seguidores, o que ajuda sobremaneira na divulgação da iniciativa. Entre elas estão as relações públicas Manu Diniz e Luciana Avelino, e os restaurantes Graciliano e Amarelinho.

“Nesta semana fiquei muito emocionada com a adesão da psicóloga Gaby Menotti”, lembra. Ela é mulher do cantor sertanejo Fabiano, que faz dupla com o irmão César Menotti.

Fernanda conta que o projeto começou com a entrega de 100 marmitas e hoje são 500 por dia. O roteiro começa no bairro Castelo, passa pela Av. Pedro II, bairro Barro Preto, arredores da rodoviária, no Centro, e, mais recentemente, Av. Cristiano Machado.

Em todos esses lugares, a empresária ressalta a gratidão com que as pessoas recebem o alimento que, para a maioria, é a única refeição do dia. Ela também se sente agradecida demais pela participação de quem se empenha em ajudar.

“Neste período em que muita gente está trabalhando em casa, acaba sobrando mais tempo para se disponibilizar a fazer a comida ou até mesmo ir ao supermercado e comprar os ingredientes. Muitos me falam também do envolvimento de toda a família e o tanto que todos se sentem realizados”, afirma.

Antes mesmo do Aliança Sem Fome, as empresárias vinham se engajando em outros programas de solidariedade. Ane, por exemplo, já ajuda com doações em projetos de hospitais. Já Fernanda faz parte de dois grupos – Corrente do Bem e Doutores Palhaços – também com ações em hospitais, mas que estão temporariamente paralisados devido à pandemia.

Para ajudar: Instagram @aliançasemfome





FOTOS / Arquivo Pessoal


Sobre Luis Otávio Pires:

Luís Otávio Pires, editor, 52 anos. Jornalista com cerca de 30 de experiência na profissão, já trabalhou em diversos veículos de imprensa de Belo Horizonte, como os jornais Diário da Tarde, Estado de Minas e Hoje em Dia. Também foi assessor de imprensa da General Motos. Formado na PUC-MG em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Em sua carreira, já participou de coberturas de eventos nacionais e internacionais, como Salões do Automóvel de São Paulo, Frankfurt, Paris, Detroit e Turim, além de ter sido repórter especializado em Fórmula-1 (anos 90). Além de editor do Jornal da Cidade, hoje atua como colunista da rádio BandNews FM BH (coluna Acelera).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário