Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Romeu Zema recebe governador do Espírito Santo

06 de junho, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Encontro. Agendas de trabalho trataram da Reforma da Previdência e dos esforços para solucionar situação de atingidos pelo rompimento da barragem em Mariana

Os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema, e do Espírito Santo, Renato Casagrande, reuniram-se na última terça-feira, dia 4, na Cidade Administrativa, para discutir temas de interesse dos dois Estados, entre eles a aprovação da Reforma da Previdência e o esforço para solucionar a situação dos atingidos pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, em Mariana, em 2015.

Um dos pontos prioritários da agenda foi a necessidade de Estados e munícios serem incluídos no texto da Reforma da Previdência. “Precisamos de reforma ampla, que englobe tudo, e não uma parcial”, afirmou Zema.

Leia também: Romeu Zema destaca lançamento de linhas de crédito

“Discutimos temas de logística, meio ambiente e previdência. Compreendo a necessidade da Reforma da Previdência, discordo de alguns pontos, mas concordo plenamente que os Estados e municípios precisam estar incluídos para que tenhamos um serviço feito 100% no Brasil e não pela metade. O trabalho dos governadores é para que se possa ter uma posição única em nível federal”, pontuou Casagrande.

Mariana

Em encontro com representantes do Ministério Público de Minas (MPMG) e do Ministério Público Federal (MPF), da Advocacia Geral do Estado (AGE) e da Advocacia Geral da União (AGU), secretários de Estado e representantes da Fundação Renova, entre eles o presidente Roberto Waack, os governadores debateram formas de desburocratizar, dar celeridade e encontrar soluções mais ágeis para as questões enfrentadas pelos atingidos pela tragédia de Mariana. Outro ponto é a situação ambiental das regiões afetadas.

“Eu e o governador Casagrande temos nos encontrado com frequência e sempre discutimos como estão caminhando as questões de reparação as cidades afetadas pela tragédia de Mariana, entre elas as que estão no Vale do Rio Doce. A burocracia tem impedido que alguma ação mais efetiva seja tomada, e as populações afetadas acabam não tendo ressarcimento, benefício e medida compensatória pelo que aconteceu. Queremos encontrar caminhos para que esses obstáculos sejam derrubados”, afirmou Romeu Zema durante o encontro, determinando que reuniões periódicas sejam realizadas para que ele possa acompanhar de perto os novos encaminhamentos e as soluções para as pendências atuais.

Leia também: Bolsonaro negocia com Trump entrada do Brasil na OCDE

O governador do Espírito Santo pontuou a necessidade de a Bacia do Rio Doce estar no foco da recuperação. “Vejo as ações com relação a Mariana e com relação a Brumadinho muito diferentes. Já temos quase quatro anos de desastre, nos angustia ações mais concretas. Ações reparatórias são importantes e precisam continuar sendo feitas, mas nós ressentimos de ações mais concretas e que podem mudar a situação da Bacia do Rio Doce. O desastre agravou a situação. Precisamos mudar a realidade, com reflorestamento que é fundamental”, pontuou.

Também participaram da reunião o procurador-geral de Justiça de Minas, Antônio Sérgio Tonet, o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa, os secretários de Estado de Governo, Custódio Mattos, de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, além de promotores, juízes e demais integrantes dos governos de Minas e do Espírito Santo.





Fotos: Gil Leonardi/Imprensa MG/Divulgação JC

Romeu Zema recebe governador do Espírito Santo
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!