Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Representantes da prefeitura de BH estiveram em Portugal 

24 de maio, 2019
Por: Jornal da Cidade BH
Fotos: Divulgação JC/IUC
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Viagem. Parte do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) da União Europeia, o novo encontro marca o início do plano de cooperação entre as regiões.

No âmbito da Cooperação entre regiões do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) lançado pela União Europeia, representantes do governo de Belo Horizonte estiveram em Almada, Portugal, para a segunda missão do projeto de desenvolvimento urbano sustentável, que tem como objetivo de levantar questões e buscar novas soluções para: Mudanças Climáticas, Mobilidade Urbana e Gestão das Águas, Biodiversidade, Economia Verde, Infraestrutura Inteligente e Eficiência Energética.

A delegação da prefeitura de Belo Horizonte, composta por Dany Silvio Souza Leite Amaral e Afonso Henrique Fraga de Souza, do departamento de Meio Ambiente, Hugo Salomão França, diretor de Relações Internacionais, Jean Mattos Duarte, secretário de Desenvolvimento Econômico e Claudio Chaves Beato Filho, da secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, começou a missão alinhando as expectativas do projeto de cooperação.

Leia também: Dia livre de impostos

A partir de então, a intensa programação de visitações foi iniciada e incluíram a apresentação das políticas de sustentabilidade e desenvolvimento da Cidade de Almada, além da estratégia local para as ações climáticas e a visitação ao SMAS – Serviços municipalizados de Água e Saneamento de Almada, para entender o processo de eficiência energética e do sistema de drenagem de tratamento de águas residuais.

No Parque da Paz, foram recebidos pelo Vereador Nuno Matias, responsável pelos temas de espaços verdes, ambiente e energia em Almada. O espaço se destaca por ser uma solução ambiental para problemas das cheias e contribuir para uma melhor qualidade de vida da população de Almada. Também visitaram a iniciativa Ensaios e Diálogos Associação e o projeto Plástico à Vista, onde foi possível ver de perto ações junto a crianças e à comunidade local.

Leia também: Exposição de arte urbana colore o DiamondMall

Especialmente na quinta-feira, dia 16 de maio, os portugueses prepararam uma programação voltada a mobilidade, onde serão apresentados aos belo-horizontinos o serviço de mobilidade inclusiva, “Almada, Bus Saúde”, o novo sistema de transportes metropolitano e o sistema de bicicletas partilhadas de Lisboa, o Gira.

No último dia de missão, conheceram-se mais detalhes sobre práticas inovadoras de mudanças climáticas, como: a Agenda 21 da Criança, o Fundo Municipal do Clima e da Plataforma Local de Ação Climática. Trabalharam ainda na construção do plano de cooperação entre as duas e os próximos planos da colaboração, com o objetivo de fortalecer as políticas municipais de Belo Horizonte sobre clima e as ações de planejamento em Almada.


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário