Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Público infantil também terá pré-Carnaval

06 de fevereiro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Kids. Pensando na diversão da criançada na época de carnaval, o Museu dos Brinquedos terá programação especial nos dias 9 e 16 de fevereiro.

Em um projeto de valorização da vida, o Museu dos Brinquedos se uniu ao Movimento Mamamiga Pela Vida e criou o bloco “Mamãe se Cuida!” para dar força ao trabalho já conduzido pela Ong Asprecam (Associação de Prevenção ao Câncer de Mulher) – que atua em prol da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama.

A ideia é trazer o projeto Mamamiga para o museu. A programação conta com oficinas de confecção de materiais de carnaval e baile de carnaval para crianças e adultos nos sábados 9 e 16 de fevereiro. Haverá ainda desfile dos blocos “Mamãe se cuida!” e “Mamamiga Folia”, no sábado 23. Famílias com crianças, que buscam um “esquenta” com segurança são convidadas para participar.

Das 10h às 15, haverá oficinas de adereços conduzidas pela equipe de educadores do museu. A partir de materiais simples e reciclados, crianças e adultos produzirão juntos, os adereços como máscaras, perucas, fantasias, enfeites de cabelo, tudo com frases e cores para celebrar a vida.

Das 14h às 17h, voluntárias do Movimento Mamamiga repassarão para o público, informações sobre o autocuidado e importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. Nestes dias, a programação se encerrará com o bailinho de carnaval, a partir das 16h30, com marchinhas tradicionais.

Aprendizado e emoção

Uma das oficinas é “Uma flor por uma dor”, que acontece no dia 9, às 15h30, com Odette Castro. A artista se inspirou em sua própria vida para idealizar o projeto emocionante. A ideia é criar um momento de reflexão sobre a vida e suas dificuldades através da arte do crochê, que será feito coletivamente, sem receita, sem desmanche.

As imperfeições que aparecem na flor ao longo da costura fazem uma metáfora às etapas da vida e suas dificuldades. Durante a oficina, pontos de crochê e falas se entrelaçam, resultando em reflexões importantes para que cuidemos de nós mesmos, e que, situações difíceis, como doenças, possam ser vividas de forma mais leve.

As flores prontas, podem ser oferecidas, amarradas em árvores da cidade, ou podem ser usadas durante o carnaval como celebração da vida.

No dia 16, às 15h30, a oficina especial será para criação de mini estandartes, com as artistas Odette Castro e Paula Patrus do Trespês Ateliê.

Bloco “Mamãe se Cuida!”

No dia 23, o museu leva com alegria seu bloco “Mamãe se Cuida!” para o desfile do “Mamamiga Folia”. A concentração está programada para às 10h, no bairro Funcionários (Praça João Pessoa). Haverá resgate de brincadeiras e oficinas de automaquiagem, chi chi,  customização de abadás, confecção de estandartes e flores de crochê customizadas.

O cortejo elaborado pelo Movimento Mamamiga, cujo trajeto percorrerá a Av. Carandaí e a rua Paraíba, tem como objetivos desmistificar o câncer de mama, criar uma alternativa lúdica de empoderamento das pacientes em tratamento, bem como proporcionar o seu entrosamento com familiares, outras pessoas que passam por situações semelhantes e, também, com foliões de um modo geral. A entrada é gratuita.

Esse encontro visa mostrar que mulheres em tratamento de câncer de mama também podem ter hábitos comuns e se divertir na folia do carnaval.

Serviço:

  • 09 de fevereiro – 10h às 15h: Oficinas de adereços de carnaval
                                   14h às 17h: Ação das voluntárias do Movimento Mamamiga
                                   15h às 16h30: Oficina especial Uma flor por uma dor
                                   16h30: Bailinho de Carnaval
  • 16 de fevereiro – 10h às 15h: Oficinas de adereços de carnaval
                                   14h às 17h: Ação das voluntárias do Movimento Mamamiga
                                   15h às 16h30: Oficina especial de mini estandarte
                                   16h30: Bailinho de Carnaval

Local: Museu dos Brinquedos (Afonso Pena, 2564 Funcionários, BH/MG)
Ingressos: R$24 inteira e R$12 meia, para permanência diária no local
Informações: (31) 3261-3992 / wpp: 99843-0325 / 99953-6020 ou museudosbrinquedos.org.br
 

  • 23 de fevereiro – Desfile da turma “Mamãe se Cuida!” e “Mamamiga Folia”

10h às 12h: Concentração com resgate de brincadeiras e oficinas na avenida Pasteur esquina com Avenida Carandaí
12h: Saída do bloco descendo a Avenida Carandaí, entra na Rua Paraíba e termina na Avenida Afonso Pena, atrás do antigo Central Shopping.
Entrada Gratuita
ATENÇÃO: neste dia, o Museu não abrirá a sede.
Informações: (31) 3261-3992 / wpp: 99843-0325 / 99953-6020 ou museudosbrinquedos.org.br

 

Avalie este conteúdo

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!