Economia. Serão beneficiadas nove cidades do Estado onde ficam 30 rotas turísticas estratégicas
Iniciativa prevê incentivo aos novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados ao turismo Nove cidades mineiras estão entre as 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil que serão beneficiadas com o Projeto Investe Turismo, anunciado nesta semana pelo Ministério do Turismo. Serão R$ 2,6 milhões em recursos para serem investidos em ações de aceleração do desenvolvimento dos destinos, com o objetivo de gerar emprego e ampliar a qualidade e competitividade das rotas.
Ao todo serão investidos R$ 200 milhões em 30 rotas, localizadas em 157 municípios espalhados de Norte a Sul do país.
Em Minas Gerais, o programa promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur, Sebrae e Governo do Estado de Minas Gerais beneficiará os seguintes destinos: Trilha do Ouro (Mariana, Ouro Preto, Sabará e Congonhas), Rota dos Diamantes (Diamantina), Trilha dos Inconfidentes (Tiradentes e São João del-Rei), Veredas do Paraopeba (Brumadinho) e Belo Horizonte.
“Nossa estratégia é a de estimular cada vez mais o turismo interno, que é tão importante quanto a atração de turistas estrangeiros, para que assim possamos gerar emprego e renda nesses destinos turísticos”, explica o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
Leia também: Copa América movimenta turismo no Brasil
O Investe Turismo pretende ainda fortalecer a governança dos destinos, fazendo com que o governo e as empresas trabalhem juntos em grandes projetos de estímulo ao setor. O programa também irá possibilitar a troca de experiências entre os empresários mineiros, apresentando as melhores práticas nacionais e internacionais dos destinos estratégicos.
“A proposta é apoiar as iniciativas regionais para o desenvolvimento do turismo e preparar os pequenos negócios mineiros atendidos pelo projeto, tornando-os cada vez mais competitivos”, justifica o Superintende do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.
Além disso, serão promovidas maratonas de inovação em turismo e intervenções criativas em espaços públicos, com o objetivo de elaborar diretrizes para a estruturação de destinos turísticos inteligentes.
Também está prevista a criação de um portfólio com oportunidades para novos empreendimentos nas 30 rotas selecionadas. Outra ação será a criação de uma campanha de marketing exclusiva para cada uma das rotas. Haverá ainda o apoio e divulgação dos destinos em feiras, eventos e rodadas de negócios com os operadores de turismo e potenciais investidores.
“Em Minas Gerais, o programa terá um direcionamento especial para as micro e pequenas empresas, principalmente, em ações de qualificação e capacitação e de estratégias de marketing”, conta Rocha.
FOTOS: PAULO MÁRCIO
Seja o primeiro a comentar
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.