Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Primeiros dias do seu filho na escola: como lidar com esse momento

09 de abril, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Educação. A adaptação infantil na vida escolar é um momento que deve ser vivenciado com muito carinho e acolhimento. Pais e escola devem seguir as mesmas diretrizes e trabalhar em parceria para que a adaptação seja realizada com sucesso e sem traumas

Já estamos em março, mas o momento de adaptação escolar ainda está acontecendo. Nas séries iniciais da Educação Infantil, é muito comum as crianças entrarem na escola durante o ano letivo. As crianças que entram em uma nova escola passam por processo de adaptação, que pode ser rápido ou assumir um ritmo mais lento, dependendo da idade e das características de cada uma. Esse momento delicado da vida escolar deve ser tratado de maneira individualizada, já que cada aluno tem um ritmo diferente e, para alguns, o processo pode durar, realmente, bem mais do que o esperado pelas famílias.

Muito se diz sobre o momento de adaptação escolar. Que é um momento de muitas mudanças, tanto na vida dos filhos quanto na dos pais, não há dúvida. A rotina da criança muda completamente da noite para o dia e, pior que isso, passa a ser acolhida por pessoas as quais não conhece. “Esse é o primeiro grande desafio enfrentado por uma criança fora da atmosfera familiar. É o início de um aprendizado que servirá para toda a vida. É comum e já esperado que os pais fiquem inseguros. Justamente por isso, a parceria e o suporte mútuo entre escola e família são essenciais”, afirma a coordenadora da Educação Infantil da unidade Santa Lúcia da Maple Bear, Letícia Almeida. Ela completa ainda, dizendo que “na Maple Bear, é primordial que, o processo de adaptação seja apresentado e debatido junto com a família. Apresentamos a equipe docente, as regras da escola e damos dicas e orientações a respeito do processo antes do primeiro dia de aula. Esse encontro nos facilita a criar um vínculo importante de confiança e parceria família-escola”.

Trabalhar a insegurança e a ansiedade dos pequenos é um dos pontos centrais do processo de adaptação infantil. “As crianças de repente saem da sua zona de conforto e se veem em um ambiente completamente distinto ao que estavam habituadas, com novas regras e nova rotina. É preciso muito diálogo entre pais e filhos para que todos se sintam menos inseguros durante esse processo”, acrescenta a coordenadora. Aos poucos, a criança cria novos vínculos com professores e colegas e essa rotina se torna verdadeiramente um hábito.

Em cada escola esse processo é realizado de uma maneira. Na Maple Bear Canadian School a adaptação, nas turmas de Little Toddler (a partir de 1,4 meses) e Toddler (2 anos), acontece de forma gradual e acompanha de fato a resposta da criança – uma forma de respeitar o seu ritmo. “Via de regra, na primeira semana, ela fica uma hora na escola. Na segunda, duas, e assim sucessivamente. Nossa ideia é que o aluno permaneça na escola enquanto estiver bem e não chegue ao seu limite de estresse durante esses primeiros dias. Aos poucos, ele começa a se acostumar com a rotina, interessar-se pelos objetos da sala, pelas brincadeiras, e passa a associar aquele ambiente a algo positivo”, explica Letícia.

A fim de evitar o prolongamento da despedida dos pais e respeitar os colegas que já estão na sala passando pelo mesmo momento de instabilidades emocionais, a entrega da criança é feita logo na entrada da escola aos profissionais que ali a aguardam. “Por mais que os pais se sintam mais tranquilos deixando seus filhos diretamente na sala, é preciso pensar na coletividade e priorizar o sentimento da criança e não do adulto. Isso porque, para os pequenos, ver a todo momento pais entrando naquele ambiente, pode ser muito mais estressante, uma vez que eles se lembram dos seus próprios e voltam a sentir sua ausência”, afirma Almeida. A profissional acrescenta, ainda, que “trabalhamos estratégias variadas tanto no coletivo quanto individualmente, buscando tranquilizar, acolher e redirecionar a atenção da criança para uma nova situação”, completa.

Essa transição tende a variar, podendo durar poucos dias, uma ou duas semanas ou se estender por tempo indeterminado, em que cada caso é analisado separadamente. É um momento importante para os alunos, em que a vida está ensinando um pouco a como lidar com as emoções e com as frustrações. Esse processo pode definir como esse ser humano vai lidar com seus problemas no futuro.

Serviço – Maple Bear Canadian School
Maple Bear Belo Horizonte
Unidade Santa Lúcia
Endereço: Rua Dr. Armando Duarte, 61
Bairro: Santa Lúcia

Unidade Infantil Cônego Rocha
Endereço: Rua Cônego Rocha, 197
Bairro: Gutierrez

Maple Bear Nova Lima
Unidade Alphaville Lagoa dos Ingleses
Endereço: Av. Regent, 400 – Nova Lima

Foto: Divulgação


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário