Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Oito em cada dez consumidores de BH compram pela internet

11 de abril, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Preço & comodidade. Os belo-horizontinos têm utilizado a internet como aliada na hora de adquirir algum produto. De acordo com uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 82,2% dos consumidores da capital fazem compras pela internet, entre eles, a maioria (42,7%) afirmou que compra sempre ou quase sempre no comércio virtual. Eletrônicos, móveis e artigos de decoração são os produtos mais comprados pela web.

Leia também: Mineira Krug Bier chega em São Paulo

O preço dos produtos foi apontado como a principal razão para consumir no comércio eletrônico. Para 27,8% dos entrevistados os produtos vendidos pela internet possuem um valor melhor. Em seguida aparece o fato de não precisar se descolocar/locomover para comprar (20,4%) e a agilidade de operação (19,9%).

“O e-commerce oferece ao consumidor a liberdade de comprar quando e onde quiser, além de permitir a comparação de preços em tempo real, o que facilita a tomada de decisão”, explica Silva.

“A internet está moldando cada vez mais as relações de consumo entre clientes e lojistas, por isso os empresários devem estar atentos para conseguir atrair os consumidores tanto para lojas virtuais, quanto para as físicas, oferecendo aos clientes uma experiência de compra omnichannel”, acrescenta. Os outros motivos destacados pelos consumidores para a escolha das compras pela internet foram: facilidade que a internet proporciona na comparação de preços (16,7%); comodidade (13,4%) e forma de pagamento (13,4%).

Leia também: Produtos saudáveis atraem atenção de consumidores

Maioria dos consumidores realiza pelo menos uma compra na internet a cada dois meses

Perguntados sobre a frequência que usam a internet para adquirir produtos, a maior parte dos entrevistados (37,7%) respondeu que fazem pelo menos uma compra a cada dois meses no comércio virtual e 35,3% a cada seis meses. Já 16,7% disseram que consomem todos os dias pela internet, enquanto que 6,9% dos consumidores fazem apenas uma compra por ano e 3,4% uma a cada dois anos.

O período da noite é o horário preferido pelos moradores da capital (60,2%) para comprar on-line. “Nesse horário as pessoas costumam estar em casa e com disponibilidade para acessar a internet, por isso a maior concentração”, comenta o presidente da CDL/BH. Em seguida vem o horário da tarde com 20,8% da preferência, da manhã com 13,1% e madrugada com 5,9%.

Sábado e domingo são os dias preferidos pelos consumidores (41,7%) para comprarem no e-commerce. Na sequência aparecem: sexta-feira (13,1%); quinta-feira (12,2%); segunda-feira (11,9%); terça-feira (10,5%) e quarta-feira (10,5%).

Leia mais notícias da capital mineira na sessão Atualidades.

Avalie este conteúdo

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!