Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

O mais longo eclipse do século acontece amanhã

26 de julho, 2018

“Lua de sangue”. Ao anoitecer de amanhã, 27, a Lua cheia aparecerá diferente no horizonte: estará eclipsada pela sombra da Terra e por isso não será clara e brilhante, como são as Luas cheias. A Lua cheia ficará escurecida, em tons de marrom ou avermelhados. É daí que vem a expressão “Lua de sangue”. O tom avermelhado (de “sangue”) ocorre naturalmente por causa da interação da luz solar com a atmosfera da Terra. Quando esta interação ocorre no fim da tarde, ao entardecer, os raios de sol estarão interagindo com a camada mais baixa da atmosfera terrestre, que tem muitas partículas que “espalham” os tons de vermelho.

Todo o Brasil poderá ver este eclipse lunar total, considerado o mais longo do século, mas não na sua totalidade. Não veremos as fases iniciais, que são os primeiros eclipse penumbral e eclipse parcial da Lua. Quando a Lua estiver nascendo, surgindo no horizonte, já estará na fase principal, totalmente eclipsada. Depois, veremos os segundos eclipse penumbral e eclipse parcial da Lua.

Haverá transmissão ao vivo do evento a partir das 14h30 (Brasília) no youtube.

Para conferir os horários do eclipse na sua cidade, acesse o www.timeanddate.com/eclipse/ e para entender mais e obter mais informações sobre o eclipse no Brasil, confira o site do Clima Tempo.

Foto: Climatempo