Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Minas Gerais tem 425 inscritos no Prêmio Professores do Brasil

11 de julho, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Educação. No total foram 4.040 professores inscritos em todo o país.

O Prêmio Professores do Brasil (PPB) chega a sua 11ª edição mantendo o objetivo de reconhecer e premiar o trabalho de docentes que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Neste ano o estado de Minas Gerais teve inscritos 425 professores da educação básica da rede pública. Os vencedores nacionais serão conhecidos em 29 de novembro, no Rio de Janeiro.

O prêmio é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação) com instituições parceiras, e tem como objetivo estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A premiação é uma forma de incentivar e dar visibilidade às boas experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, além de possibilitar uma troca de ideais que visem melhorar a forma de ensino no país.

Para participar do concurso, os professores enviaram um relato da prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Neste ano, a premiação vai distribuir R$ 305 mil aos vencedores, bem como viagens educativas pelo Brasil e pelo exterior e placas para as escolas dos candidatos que tiverem experiências selecionadas.

As etapas 

O PPB é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. Os participantes vão concorrer nas categorias Educação infantil (creche), Educação infantil (pré-escola), Anos iniciais do ensino fundamental (1º, 2º e 3º anos), Anos iniciais do ensino fundamental(4º e 5º anos), Anos finais do ensino fundamental(6º ao 9º ano) e Ensino médio.

Além dessas etapas, os professores podem concorrer em uma das cinco temáticas especiais: O esporte como estratégia de aprendizagem, Uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de inovação educacional, Boas práticas no uso de linguagens de mídia para as diferentes áreas do conhecimento no ensino fundamental e médio, Práticas inovadoras de educação científica e Educação empreendedora. A premiação para as temáticas especiais inclui R$ 5 mil para os professores vencedores ou as escolas, viagens e participação na programação da TV Escola.

Foto: Divulgação / André Nery/ MEC