Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Indústria mantém crescimento e apresenta alta

04 de novembro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Economia. A produção industrial continua crescendo no Brasil, é o que mostra a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo IBGE. De acordo com os dados do estudo, há uma variação positiva de 0,3% em setembro em relação a agosto.

Esse resultado, que marca o segundo mês consecutivo de crescimento, é puxado principalmente pela produção de veículos automotores, com alta de 4,3%.

Apesar da perda no ritmo do crescimento em relação a agosto de 2019 (que apresentou crescimento de 1,2%), a variação é considerada positiva. “Temos o crescimento na produção da indústria por dois meses consecutivos, algo que não vemos desde março e abril de 2018. A observação é que esse crescimento está concentrado em poucas atividades: 11 das 26 atividades mensuradas pela pesquisa. O ideal é que esse crescimento atinja um número maior de setores”, explica o gerente da pesquisa, André Macedo.

Leia também: Cresce produção da indústria em Minas Gerais

A produção industrial de veículos automotores, reboques e carrocerias avançou 4,3% no mês de setembro e, assim, conseguiu reverter o recuo de 2,4% no mês de agosto. Para Macedo, essa volatilidade pode ser explicada, por um lado, pela perda da exportação para a Argentina, refletida no índice de agosto, e, em setembro, pelo aumento da demanda doméstica.

Com o resultado de setembro, a produção industrial apresentou uma queda de 1,4 no acumulado do ano. “Temos um ambiente de incerteza no mercado, com parte das famílias adiando as decisões de consumo, os trabalhadores fora do mercado de trabalho e a diminuição na demanda”, explica Macedo.

Outros setores que tiveram impacto positivo na produção foram o de confecção de artigos de vestuário e acessórios (6,6%), de bebidas (3,5%), de produtos de metal (3,7%), de móveis (9,4%), de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (3,0%) e de produtos de borracha e de material plástico (1,4%). Todas essas atividades haviam apresentado taxas negativas no último mês de agosto.

Entre os setores que apresentaram redução na produção de setembro estão os de impressão e reprodução de gravações (-28,6%), indústrias extrativas (-1,2%), máquinas e equipamentos (-2,8%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-4,6%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-0,8%) e produtos do fumo (-7,7%).

Foto: Divulgação/ Complexo Industrial da GM em São Caetano do Sul/SP

Indústria mantém crescimento e apresenta alta
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!