Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Grande BH nesta quarta: céu nublado e clima seco

27 de junho, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Previsão do tempo. Embora a previsão do inverno deste ano seja de temperaturas mais altas para Minas Gerais e, sobretudo, e para a Grande BH, a estação reserva um clima bastante seco. Hoje, a umidade relativa do ar ficará em tono de 44%, sendo que o ideal é acima dos 60%. Nesta quarta, a capital terá sol com algumas nuvens, mas não chove. As informações são do Climatempo.

Outro alerta para o inverno, que começou dia 21 de junho (oficialmente), é o período em que a conta de energia elétrica costuma aumentar, por conta do uso do chuveiro em potência máxima. Trata-se de um dos aparelhos que mais consome energia em uma casa, junto com aquecedor, geladeira, ferro de passar roupas, lava-louça, máquina de secar roupa, torneira elétrica.

Segundo o CEO e especialista em eficiência energética da W-Energy, Wagner Cunha Carvalho, o chuveiro elétrico é um vilão neste período, pois consome, em média, 30% a mais de energia que nos dias quentes. “O cuidado com ele precisa ser dobrado, pois além do alto consumo de energia, também há o desperdício de água, já que o tempo do banho costuma ser maior”, afirma.

Bandeira vermelha

No Brasil há uma média de consumo, por pessoa, de 180 litros de água por dia, sendo que a indicação é de cerca de 110 litros por dia. “Passamos por uma recente crise hídrica e por isso o recurso merece toda atenção também nos dias mais frios. Banhos muito longos, uso demasiado da máquina de lavar roupas ou louças, ainda mais com o uso de água quente, afetam o setor”, relembra Wagner.

A Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que as contas de luz no mês de junho (2018) terão bandeira tarifária vermelha no patamar 2, o maior entre as faixas tarifárias. Isso significa uma cobrança extra de cinco reais a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A decisão foi tomada por causa do fim do período chuvoso e a redução no volume dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Veja as temperaturas para hoje na capital:

Mínima: 15°C
Máxima: 27°C

Foto: Luís Otávio Pires

Avalie este conteúdo


Sobre Luis Otávio Pires:

Luís Otávio Pires, editor, 51 anos. Jornalista com cerca de 30 de experiência na profissão, já trabalhou em diversos veículos de imprensa de Belo Horizonte, como os jornais Diário da Tarde, Estado de Minas e Hoje em Dia. Também foi assessor de imprensa da General Motos. Formado na PUC-MG em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Em sua carreira, já participou de coberturas de eventos nacionais e internacionais, como Salões do Automóvel de São Paulo, Frankfurt, Paris, Detroit e Turim, além de ter sido repórter especializado em Fórmula-1 (anos 90). Além de editor do Jornal da Cidade, hoje atua como colunista da rádio BandNews FM BH (coluna Acelera).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!