Tecnologia. Iniciativa reduz a poucos cliques um processo que durava até 60 dias para ser respondido, facilitando a vida de quem quer empreender em Minas Gerais
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lançou, na última segunda-feira, dia 29, o Mapa de Disponibilidade – uma ferramenta on-line que sinaliza as conexões fotovoltaicas de Geração Distribuída (GD) no estado. A iniciativa reduz, a poucos cliques, um processo que durava até 60 dias para ser respondido. Isso porque, a partir de agora, a empresa que quer instalar pequenas usinas solares em Minas poderá entrar no site da Cemig e acessar os pontos de capacidade da rede elétrica de uma determinada região.
Antes, isto era feito por meio de requerimento e respondido com base em estudo elaborado de cada caso. “Minas Gerais acaba de dar um grande passo em mais um processo de simplificação. O Mapa de Disponibilidade vai facilitar a vida de quem quer empreender no estado. Além de desburocratizar, queremos gerar cada vez mais empregos e renda”, destaca o governador.
A iniciativa é fruto de uma solicitação da Sede e foi elaborada pela Cemig, a partir de grupo de trabalho composto pela própria companhia, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), com objetivo de aumentar a transparência e a agilidade do processo de consulta de acesso de cargas e minigeracão. A plataforma também possibilita aos mineiros localizar pontos com maior viabilidade técnica, menor custo e prazo para conexão.
“Além disso, o retorno nos casos em que não houver disponibilidade de rede, por exemplo, o empreendedor já tem uma sinalização pelo próprio sistema da necessidade de obra, a dimensão dela e os eventuais prazos estimados para que ela aconteça. Então, o empreendedor já consegue tomar decisão mais rápida sobre a instalação ou não na localidade que ele está consultando”, afirma Fernando Passalio, secretário-adjunto da Sede.
O Mapa de Disponibilidade de energia fotovoltaica é uma solução pioneira no setor elétrico brasileiro, conforme detalha o diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi.
“A Cemig fez diversas pesquisas entre distribuidoras do Brasil e não há nada parecido. Essa ferramenta mostra o compromisso e a seriedade que a distribuidora tem para atender os seus clientes. Além de mostrar toda disponibilidade que temos em nossa área de concessão, a ferramenta fornece uma estimativa de custo da obra que o cliente precisará para conectar o seu empreendimento à rede da Cemig”, explica. Passanezi destaca ainda que Minas Gerais possui grande potencial na energia solar e atualmente é líder desse mercado, com quase 8 mil conexões na rede elétrica da companhia.
Para o governador Romeu Zema, a energia solar é muito importante para o futuro de Minas Gerais. “Podemos conquistar um importante crescimento econômico e considerável volume de geração de empregos com esses investimentos. O crescimento e criação de empresas passa pela disponibilidade de energia e o Governo de Minas Gerais e a Cemig estão no caminho certo”, ressalta Zema.
De acordo com a Cemig, a ferramenta é mais uma ação no sentido de alavancar o crescimento das conexões de Geração Distribuída no estado, em atendimento a uma necessidade crescente de diversos potenciais novos clientes e do Governo do Estado em atender a esta demanda energética. Dados da companhia apontam que Minas Gerais representa cerca de 20% das conexões de GD no Brasil, com mais de 40 mil unidades já conectadas a sua rede de distribuição.
O Mapa de Disponibilidade de energia fotovoltaica Cemig foi desenvolvido pelo técnico de Planejamento Murilo Mendes Maia, da Cemig, com objetivo de aumentar a transparência e agilidade do processo de consulta de acesso de cargas e minigeracão. Dessa forma, o sistema pretende reduzir o prazo atual de 60 dias para apenas poucos cliques, além de possibilitar aos clientes localizar pontos com maior viabilidade técnica, menor custo e prazo para conexão.
“Com o crescimento da geração distribuída nos últimos anos, a Cemig precisou se adequar a essa demanda. Como o processo requer muitos estudos e análises, criamos o Mapa de Disponibilidade de energia fotovoltaica para otimizar nossos processos e viabilizar a conexão desses empreendimentos. Além da facilidade na obtenção da informação, a ferramenta irá aumentar a transparência e agilidade nos estudos, além de direcionar os empreendedores para locais viáveis, com melhor aproveitamento dos ativos e redução de investimentos no sistema elétrico, o que consequentemente contribui para a modicidade tarifária”, afirma.
FOTO / Renato Cobucci / Agência Minas
Seja o primeiro a comentar
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.