Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Está no fim o prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda

26 de abril, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Economia. Faltam poucos dias para a entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2018, mas, segundo a Receita Federal, cerca de 10 milhões de contribuintes ainda não se acertaram com o leão. O prazo final é a próxima segunda-feira, 30 de abril e quem perdê-lo está sujeito à multa que varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.

Em 2018, o aplicativo “Meu Imposto de Renda” substituiu o m-IRPF e está disponível em celulares, tablets e computadores (com o uso de e-CAC). Por meio dele, é possível fazer tanto as declarações originais quanto documentos retificadores.

Segundo a Receita Federal, é obrigado a prestar contas, entre outros critérios, quem teve renda tributável (salários, aposentadorias, aluguéis etc.) superior a R$ 28.559,70 em 2017.  Uma das principais novidades neste ano é que os dependentes maiores de oito anos deverão ter o CPF informado na declaração. No ano passado, essa idade já havia sido reduzida para 12 anos. A partir de 2019, a exigência do documento será para todos os dependentes, desde o nascimento.

Além disso, a Receita está solicitando mais detalhes sobre os bens declarados, como endereço e matrícula de imóveis, IPTU e data de compra. O fornecimento desses dados será apenas optativo em 2018, mas na próxima declaração, a inserção dos campos será obrigatória.

Para evitar problemas na hora do preenchimento das informações, é importante estar com os valores a serem declarados em mãos. De acordo com a gerente executiva contábil e financeira da Fecomércio MG, Luciene Franco, uma boa dica é reunir todos os recibos, próprios e dos dependentes, dos gastos com saúde e educação, notas de compra ou venda de carros e imóveis, informes de rendimentos e dados sobre empregados domésticos. “Também é essencial separar uma cópia da declaração do ano passado”, acrescenta.

Foto: Luís Otávio Pires

Avalie este conteúdo


Sobre Luis Otávio Pires:

Luís Otávio Pires, editor, 51 anos. Jornalista com cerca de 30 de experiência na profissão, já trabalhou em diversos veículos de imprensa de Belo Horizonte, como os jornais Diário da Tarde, Estado de Minas e Hoje em Dia. Também foi assessor de imprensa da General Motos. Formado na PUC-MG em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Em sua carreira, já participou de coberturas de eventos nacionais e internacionais, como Salões do Automóvel de São Paulo, Frankfurt, Paris, Detroit e Turim, além de ter sido repórter especializado em Fórmula-1 (anos 90). Além de editor do Jornal da Cidade, hoje atua como colunista da rádio BandNews FM BH (coluna Acelera).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!