Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Falta de chuva faz ANEEL adotar bandeira amarela nas contas de luz em maio

02 de maio, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Previsão do tempo. Por causa da falta de chuvas e o clima muito seco, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) – o órgão governamental regulador de produção, transmissão e comercialização de energia elétrica no País – irá passar para bandeira amarela as contas de luz dos brasileiros neste mês de maio.

Segundo a ANEEL, há quatro meses que não havia alteração de bandeira. Desde o mês de janeiro a bandeira verde prevalece, em que não há cobrança adicional para o consumo de kilowatt hora (kWh). Mas com essa alteração, a cada 100 kWh consumidos, o brasileiro terá um acréscimo de R$ 1,00.

A justificativa do órgão para a alteração da bandeira tarifária é de que a partir de agora entra-se no período seco, ou seja, o volume de chuva sobre as principais geradoras do país passa a diminuir gradativamente, fazendo com que o uso das termelétricas seja necessário para manter a distribuição nacional de energia.

O mapa de anomalia de chuva sobre o Brasil (foto) mostra que durante o mês de abril diversas áreas tiveram chuva abaixo do normal. É o caso, por exemplo, do lago de Furnas em Minas Gerais, onde fica uma das principais usinas hidrelétricas do País.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) observa que o reservatório de Furnas está com 33,5% da sua capacidade. O ideal é que este reservatório esteja pelo menos com 60% antes do início do período seco.

E o mês de maio não traz notícias tão boas para os reservatórios. A tendência gradativa é de que tenhamos chuva dentro da média, ou levemente abaixo da média, durante o mês. Como o normal de chuva sobre as áreas dos reservatórios é bem menor em relação ao verão, a expectativa é de que a cobrança extra possa ser mantida até o reinício da estação chuvosa no final de setembro.

Belo Horizonte novamente amanheceu com dia seco e ensolarado, o que deve permanecer o dia todo. Veja as temperaturas previstas para capital mineira nesta quarta-feira, dia 2 de maio:

Mínima: 13°C

Máxima: 29° C

 

Foto: Climatempo/Divulgação


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Arlen Duff 4 de junho de 2020

    I simply want to mention I am new to weblog and honestly enjoyed this web page. Probably I’m likely to bookmark your blog . You certainly have wonderful articles and reviews. Thanks a bunch for revealing your web site.

    http://www.firsttimeiwhtsb.com

Avatar
Deixe um comentário