Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Entrevista com Renato Las Casas

11 de julho, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Bate papo. Diretor comercial de empresa especializada em revestimentos inteligentes mostra a importância de reduzir os impactos ambientais na construção civil

A indústria de construção civil é um dos segmentos que mais geram resíduos no meio urbano e também é o que mais consome recursos naturais. Assim, é mais do que necessária a adoção de uma visão sustentável no processo de realização de uma obra, seja ela uma reforma ou construção de grande, médio ou pequeno porte.

Para alcançar esse objetivo, é preciso que várias mudanças sejam aplicadas, desde o planejamento da obra até a escolha de fornecedores que compartilhem de uma conduta correta frente à natureza. Pensando nisso, uma empresa mineira se especializou em revestimentos inteligentes, feitos a partir do aproveitamento de resíduos da exploração de jazidas de granito e mármore.

Leia também: Maíra Lemos: jornalismo, esporte e maternidade

Renato Las Casas é diretor comercial da empresa responsável por trazer essa tecnologia a Minas Gerais. Nesta entrevista, ele revela as vantagens da utilização de materiais sustentáveis na construção civil. Confira:

JORNAL DA CIDADE: A palavra “sustentabilidade” está em alta atualmente. Na sua opinião, a que isso se deve?

RENATO LAS CASAS:  A ciência e os vários estudos socioambientais demonstram que não temos tempo a perder em relação a preservação de nosso ecossistema. A sustentabilidade não é uma prática que está na “moda”, é algo necessário para o futuro do planeta. Além do mais, o consumidor já está apresentando um maior interesse quanto a assuntos relacionados a conservação ambiental, e isso faz com que o “mercado sustentável” também cresça, o que é muito bom para todos.

Observo que o setor da construção civil é o que mais carece de alternativas sustentáveis, visto que é um dos que mais consomem recursos naturais e geram resíduos. Então, a adoção de qualquer medida em uma obra que não interfira na conservação dos recursos oferecidos pela natureza já é capaz de contribuir para a qualidade de vida das próximas gerações.

Quais são as vantagens de usar materiais sustentáveis em uma obra?

Um projeto que opta por recursos sustentáveis pode agregar maior qualidade ao trabalho oferecido; colaborar para que o impacto ambiental seja o menor possível ao longo de uma obra; contribuir para a preservação do meio ambiente; possibilitar a diminuição de custos financeiros; promover o melhor aproveitamento dos recursos naturais e energéticos; além de permitir a redução e gerenciamento adequado de resíduos.

Ao seguir estas ações, os ganhos de uma obra podem ser majorados, pois os benefícios do uso de materiais provenientes de processos sustentáveis podem se estender aos custos de produção e valor final do produto, além de fortalecer o institucional da empresa.

Leia também: Mara Pinheiro, jornalista e âncora do Bom dia Minas

Como você acredita que escolhas sustentáveis podem impactar no cenário da construção civil?

Dados do Ministério do Meio Ambiente revelam que a indústria de construção civil é um dos segmentos que mais geram resíduos no meio urbano e também é o que mais consome recursos naturais, ou seja, o setor é um dos maiores implicadores na geração de impactos ambientais em nosso país. Portanto, neste contexto, a adoção de uma visão sustentável no processo de realização de uma obra, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, é fundamental.

Por que decidiu investir em uma empresa que preza pela sustentabilidade? Quais são os benefícios e impactos de seu material em relação a pedra granito, por exemplo?

Decidimos investir nessa visão pois sei que essa mudança de pensamento irá direcionar todas as nossas ações no futuro. A sustentabilidade é uma necessidade, visto que temos que nos preocupar também com as próximas gerações. Então, procuramos agir visando que os processos de nossa empresa não venham impactar em nenhum dos intervenientes envolvidos.

O EcoGranito, se comparado diretamente à pedra ornamental (Granito), de imediato percebe-se que é um material que preza pela sustentabilidade, pois não retiramos da natureza o que é de fonte esgotável. O que fazemos é o reaproveitamento de resíduos que seriam desperdiçados.

Perante o granito, possuímos desempenhos diferenciados, pois nosso material pode ser aplicado em diversas superfícies e, inclusive, em regiões disformes. Além de sua característica plástica, o nosso material pode suportar movimentações, enquanto um elemento inerte como o granito, sofreria com este tipo de patologia. Entre outras vantagens, podemos destacar também a leveza do EcoGranito e a baixa complexidade de sua aplicação.

Leia também: Entrevista com Thaíne Belissa

Você acha que as pessoas estão se interessando mais por alternativas sustentáveis? Por quê?

Sim, claro. A preocupação com o meio ambiente e com a saúde dos negócios vêm influenciando no investimento em alternativas sustentáveis. Acreditamos que ao fazer isso, abrimos a possibilidade de realizar algo correto já na primeira vez. Ao não assumirmos posturas arriscadas e impensadas quanto as suas consequências na natureza, evitamos desconfortos e desgastes habituais, que há centenas de anos vem sendo causados pelo homem na sociedade e no meio ambiente.

Como o mercado pode incentivar ainda mais este tipo de interesse?

Acredito que esse tipo de incentivo terá maior impulso quando agentes financeiros começarem a possibilitar linhas de crédito a mais empresas que ajam de maneira sustentável. Até mesmo os subsídios do governo para a isenção na carga tributária, podem ser determinantes para o desenvolvimento desse mercado.

Ainda vejo que pessoas físicas também podem contribuir para a disseminação desta postura. A população pode ajudar a causa, consumindo produtos de fornecedores que busquem agir de maneira sustentável com seus negócios e com o meio ambiente.

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!