Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Entrevista com a jornalista Flávia Presoti

10 de maio, 2019
Por: Jornal da Cidade BH
Foto: Natália Diniz
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Entrevista. “É preciso compreender a necessidadede cada empresa”

Jornalista investe em soluções personalizadas para oferecer uma comunicação eficaz e focada em resultados

O mundo digital provocou mudanças visíveis na sociedade. Diante disso, as empresas do segmento de Comunicação tiveram que se reinventar para continuar atendendo às necessidades de seus clientes.

De acordo com a jornalista e diretora executiva da Presoti Comunicação, Flávia Presoti, quem tem essa percepção, automaticamente, está à frente dos demais.

“Compreendi que é um trabalho que se altera todo o instante. O mundo muda, as necessidades das pessoas mudam e precisamos sempre estar atentos às tendências. O que funcionava antes, não necessariamente será uma estratégia de sucesso agora”, revela.

Leia também: Corretora investe em novos serviços e tem expectativa de crescer 15% em 2019

Em conversa com o JORNAL DA CIDADE, Flávia Presoti conta sobre sua experiência de mais de 20 anos no mercado de Comunicação mineiro e suas impressões sobre o setor nos dias de hoje.

Como você avalia o mercado de Comunicação, atualmente?
A Comunicação está ainda mais dinâmica. Com a popularização das redes sociais e dos portais de notícia, os acontecimentos chegam e se espalham muito mais rápido. Então, além dos jornais, revistas, rádio e TV, que sempre foram objetos de desejo no processo de visibilidade das empresas, há ainda a Internet.
Algumas agências perceberam isso e estão se adequando às novas necessidades. E não falo de uma mudança superficial, mas de um processo que envolve toda a estrutura da empresa, desde os serviços oferecidos até a relação do assessor com o cliente.

Nesses mais de 20 anos de mercado à frente da Presoti Comunicação, o que acredita que mudou, principalmente?
O assessor de imprensa, que antes apurava a informação, produzia press releases e divulgava para os veículos de comunicação, precisou incluir outras ações em sua rotina para continuar tendo resultados. Hoje, não basta um clipping de imprensa. Tem que ter o clipping de imprensa, ações com influenciadores, relacionamento com o mercado, conexões com marcas e pessoas, entre outras ferramentas. É um pacote que envolve estratégia, planejamento e execução eficaz.

Qual o principal diferencial da Presoti Comunicação?
A gestão próxima, sem dúvida. Acredito que na empresa somos um time, então, todos são responsáveis pelo sucesso dos clientes.
Da mesma forma que participo do dia a dia de minha equipe, me envolvendo em todas as decisões, faço questão que eles participem da rotina das empresas que atendemos. Se não conhecemos bem o negócio de cada uma delas, não conseguimos entender o que dá matéria, não nos sentimos parte daquele processo, não conseguimos fazer uma ação de Relações Públicas focada no público-alvo. O nosso trabalho é amplo e o segredo está em enxergar fora da caixa.

Diante de tantas mudanças, como se destacar?
É preciso compreender a necessidade de cada empresa. Engessar um atendimento e acreditar que a mesma solução vai se encaixar para todas da mesma forma é um equívoco muito comum das agências de comunicação.
Uma boa empresa de comunicação precisa saber ouvir e entender os objetivos do seu cliente. A partir disso, desenvolve-se um plano de ação que traga mais resultados para o empresário. Muitas vezes um veículo é muito conhecido, mas seu público-alvo não é o mesmo da empresa que te contrata, então, a meu ver, não é um trabalho estratégico.

Como lidar com as novas ferramentas da Comunicação e o surgimento dos influenciadores digitais?
Os influenciadores têm um papel extremamente importante na comunicação atual. Incluí-los no plano de ação dos clientes é uma estratégia que pode contribuir para sua construção de marca ou imagem.
O desafio está em entender o público-alvo desse influencer e se é o mesmo da empresa assessorada. Além dos influenciadores digitais temos trabalhos muito focados no influenciador social. É preciso avaliar caso a caso e o que mais se encaixa para cada cliente.

Leia outras notícias no Atualidades.

Entrevista com a jornalista Flávia Presoti
4.9 (97.78%) 18 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.