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Empresas se unem em prol da solidariedade de final do ano

23 de dezembro, 2019
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Solidariedade. No período que antecede a homenagem ao nascimento do menino Jesus, sentimentos de solidariedade, caridade e amor ao próximo costumam ficar mais aflorados nas pessoas. Pensando em contribuir para que pessoas necessitadas tenham um fim de ano mais leve e com pensamentos otimistas para o próximo ano, é que empresas e funcionários promovem ações beneficentes.

Um exemplo é o Natal Solidário promovido pelos colaboradores da Drogaria Araujo. Com a simples ação de montar uma árvore de Natal repleta de cartinhas de crianças e adolescentes carentes, os funcionários doam um presente, que certamente transformará o fim de ano dessas pessoas. As árvores foram montadas nas recepções dos prédios administrativos e as cartas reunidas pelo grupo Ação Social Amigos Incríveis. Para participar, o colaborador escolhe uma bolinha da decoração com o nome de um dos autores das cartas. Em seguida ele retira a cartinha correspondente com a equipe do Marketing da Araujo. Os presentes foram recolhidos até o dia 16 e a entrega será realizada pelo grupo de voluntários.

Incentivar o sentimento mais puro de todos, que é o que está por trás de qualquer tipo de doação, é o que O Boticário quer neste Natal. A campanha que tem o conceito “Doe amor neste Natal”, incentiva a conversa sobre o tema doação de órgãos com a família. Pela primeira vez, o filme da campanha ganha uma versão de corrente de WhatsApp, no qual o público recebe o vídeo em um formato que ajuda a se declarar doador e conversar sobre o tema nos grupos de familiares, que pela Lei de doação de órgãos, é quem tem o poder de decisão. E mais do que falar, o Boticário faz. O “Compre e Doe” é uma ação em que, a cada Kit de Natal ou Eau de Parfum vendido, o Boticário doa um valor para instituições que tratam de pessoas que precisam ser transplantadas, como, o Instituto de Apoio a Crianças e ao Adolescente com Doenças Renais (ICRIM), Hospital Santa Casa e ao Hospital Infantil Darcy Vargas.

Outra empresa que irá fazer ação neste fim de ano é a Jeito Caseiro Alimentos, que está realizando uma edição especial do seu projeto social Pão Amigo, no qual promovem um café da manhã ou tarde em instituições com pessoas em situação de vulnerabilidade social. No mês de dezembro os encontros foram realizados na APAE de Lavras e na Especial Kids. Além do alimento, os colaboradores trocam histórias, compartilham conhecimento profissional e técnico, levando carinho e atenção aos acolhidos. A empresa fará também a doação de meia tonelada de pães de sal para as organizações Comunidade Eterna Misericórdia, Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro e Fazendinha do Padre Israel em Lavras.

O grupo “Voluntário Gerdau”, formado por colaboradores da empresa, também realizou neste mês de dezembro um encontro natalino na comunidade do Mota e em Miguel Burnier para mais 100 crianças das duas regiões. A festa contou com brinquedos infláveis e a presença do Papai Noel e do Palhaço Pirulito, que distribuíram presentes e guloseimas para os pequeninos. Ao todo, 34 profissionais estiveram envolvidos na ação.

Mineiros acreditam na força do trabalho voluntário

Pesquisa encomendada ao IBOPE pela Ambev mostra que o mineiro acredita que as organizações sociais precisam de voluntários para desenvolver o seu trabalho e reconhece o seu impacto positivo e poder de transformação social. Dos mineiros entrevistados, 87% sabem da importância dos voluntários para o trabalho das organizações sociais. Já para 77%, ser voluntário em uma organização social é capaz de fazer de si uma pessoa melhor. Ainda assim, só 16% dos mineiros afirmam contribuir com tempo de voluntariado em alguma organização social. O impacto positivo das organizações sociais também é um destaque na opinião pública: 80% dos entrevistados em Minas concordam que a atuação dessas organizações é capaz de melhorar a vida de pessoas com menos oportunidades e, quando perguntados sobre a capacidade de transformarem o mundo em um lugar melhor, 78% concordam com a afirmação.

Mesmo que doações de tempo e dinheiro sejam opções conhecidas por 73% e 46% dos mineiros respectivamente, ainda há outras formas de ajudar as organizações a ampliarem o seu impacto. Compartilhar conhecimento profissional e técnico é uma delas. Dessa forma, a Ambev atua com o programa VOA, que além de capacitar as organizações sociais, também incentiva o voluntariado entre seus funcionários e consumidores. As aulas e mentorias do programa são dadas por funcionários da Ambev que se voluntariam para doar tempo e conhecimento para as participantes, transmitindo conceitos de gestão de orçamento, planejamento estratégico, captação de recursos, estabelecimento de metas e indicadores.






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