Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Dia Mundial do Pedestre tem ação de conscientização

08 de agosto, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Segurança. Ficar atento aos sinais de trânsito, olhar os dois lados da via e utilizar sempre a faixa de pedestre para atravessar são algumas das regras básicas que a população precisa adotar para andar pelas ruas com segurança. Pode parecer simples, mas acredite, milhares de pessoas não se atentam para esses detalhes da sinalização.

O desafio ainda é grande para evitar que pedestres sejam vítimas de atropelamentos em Belo Horizonte. Atenta a importância do tema para a população, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) vai realizar uma ação de conscientização que será apresentada nas TVs dos ônibus durante as viagens, nas rede sociais e nos veículos de imprensa da cidade, em celebração ao Dia Mundial do Pedestre, comemorado nesta quinta-feira, dia 8 de agosto.

Leia também: PBH e BHTRANS fazem ações do Dia do Pedestre

Série histórica

Números fornecidos pelo DETRAN/MG e BHTRANS apresentaram redução no número de acidentes, desde que teve início no ano de 2000, o levantamento da série histórica de atropelamentos na cidade de Belo Horizonte.

Em 2000 foram 4.148 atropelamentos contra 1.475 atropelamentos em 2018, uma queda de 64,4%. Durante o período a frota de veículos na cidade cresceu de 679.727 para 2.040.362 veículos. Apesar da redução, a média diária de atropelamentos em 2018 na cidade, foi de 4 pessoas por dia., considerando carros, caminhonetes, motos, bicicletas, ônibus e caminhões,

O presidente do SetraBH, Joel Paschoalin, destaca que os motoristas de ônibus que atuam nas empresas associadas à entidade participam regularmente de treinamentos para garantir a segurança no trânsito e o cuidado com os pedestres. 

“Atropelamento não é fatalidade. É resultado de um comportamento de risco. Temos que entender que o pedestre é a parte mais frágil do trânsito e sempre terá a preferência. Respeitá-los é o dever de todos”, explica o presidente do SetraBH, Joel Paschoalin.

Leia também: AgriMinas 2019 deve movimentar R$ 8 milhões

Importância da data

O dia escolhido presta uma homenagem aos Beatles pela famosa fotografia tirada em 8 de agosto de 1969, dos integrantes do grupo atravessando a faixa de pedestres da rua Abbey Road, em Londres.

Uma pesquisa realizada pela Arteris, concessionária responsável por diversos trechos de rodovias federais brasileiras, confirma a necessidade do Dia Mundial do Pedestre como promoção para segurança do trânsito. De acordo com o levantamento da empresa, 31% dos óbitos registrados nas estradas envolvem atropelamento de pedestres.

“Temos o objetivo de conscientizar sempre chamando a atenção para a necessidade do respeito a faixa de pedestres, uso do cinto de segurança, não falar no celular, não dirigir alcoolizado e utilizar cadeirinha para crianças no carro. A educação no trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também deve contribuir para formar cidadãos responsáveis, comprometidos com a preservação da vida”, observa Joel Paschoalin.

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!