Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

DIA MUNDIAL DA INTERNET SEGURA ESTIMULA USO CONSCIENTE E ÉTICO

05 de fevereiro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Gadgets. Celebrado amanhã, 06 de fevereiro, o Dia Mundial da Internet Segura, ou Safer Internet Day, mobiliza diversos agentes – sociedade civil, governo e corporações – em mais de 100 países com os objetivos de estimular o uso seguro e ético da Internet e ampliar a conscientização sobre o assunto.

A segurança da informação é um tema relevante para organizações de diversos setores e portes. Afinal, os dados dos usuários de sites, aplicativos, lojas virtuais e demais serviços digitais devem ser preservados e mantidos em sigilo, conforme é estabelecido pelas políticas de privacidade. A exceção ocorre quando as informações são demandadas por ordem judicial, situação na qual os dados em questão podem ser revelados a terceiros.

Com o objetivo de assegurar a transparência e promover o monitoramento seguro dos dados dos seus cidadãos, entrou em vigor em maio de 2018, na União Europeia (UE), o GDPR (General Data Protection Regulation).

As empresas que não respeitarem os padrões para a coleta de dados estipulados pela legislação poderão ser multadas, a exemplo do que aconteceu em Portugal: o Centro Hospitalar Barreiro Montijo foi multado em 400 mil euros, em outubro do ano passado, por permitir internamente o acesso indiscriminado aos dados de seus pacientes.

Enquanto isso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), semelhante ao GDPR, está prevista para entrar em vigor no Brasil em agosto de 2020, de acordo com a Medida Provisória 869 publicada em dezembro de 2018.

Ou seja, as empresas públicas e privadas precisam se adequar para entrar em conformidade com a LGPD até o próximo ano, o que certamente irá aquecer o mercado. De acordo com a consultoria Gartner, os gastos a nível mundial com produtos e serviços da segurança da informação devem atingir US$ 124 bilhões em 2019.

De uma forma geral, as organizações precisam estar cientes e atentas aos diversos riscos envolvendo seus dados. A falta de estruturação de dados e a disponibilização de informações sensíveis a todos os funcionários de uma empresa sem a real necessidade são exemplos de perigos internos que podem levar ao vazamento de dados e comprometer a reputação organizacional.

Com o propósito de resguardar um dos ativos mais valiosos das organizações, que é a informação, a NetAdmin Software desenvolve há mais de 15 anos soluções que fazem o gerenciamento de acesso, auditoria e automação de processos de Tecnologia da Informação (T.I.) em empresas, no âmbito público e privado.

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!