Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Dia livre de impostos

13 de maio, 2019
Por: Jornal da Cidade BH
Foto: Reprodução/ CDL
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Economia. No próximo dia 30 de maio, Belo horizonte e outras 299 cidades brasileiras serão marcadas pelo Dia Livre de Impostos (DLI). Essa iniciativa terá a participação de 16 estados nacionais.

O movimento vai reunir lojas de variados segmentos para a comercialização de produtos e serviços com descontos referentes aos valores dos impostos incidentes.

Realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e pela CDL Jovem, há 13 anos na capital mineira, e há três anos em outros estados brasileiros, com o apoio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), “Além de protestar contra a alta carga tributária, o DLI também cobra um retorno efetivo dos impostos para a sociedade em forma de investimentos em serviços essenciais, como saúde e educação”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Leia também: Governo inicia programa por emprego e produtividade

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto e o último que melhor retorna o dinheiro para a população.

“A carga tributária brasileira está entre as mais elevadas do mundo, que corresponde a uma média de 41,8% do rendimento bruto de cada cidadão. Isto é, uma pessoa que recebe um salário mínimo perde pouco mais que R$ 415 do pagamento sem receber nada em troca. O brasileiro trabalha em média 153 dias por ano, o que corresponde a cinco meses, só para pagar encargos”, ressalta o dirigente.

Adesão aumenta a cada ano

A última edição do DLI contou com mais de 820 empresas participantes e 3.800 itens diferentes à venda, só em Belo Horizonte.

Leia também: SetraBH e Sintram criam ações sobre trânsito seguro

Segundo Marcelo de Souza e Silva, em 2018, houve um crescimento de 40% de adesão dos lojistas em comparação à edição de 2017. “Este ano já temos novos participantes que aderiram ao movimento e a continuação de outros que nos acompanham há anos. Nossa expectativa é ter um aumento de 20% de adesão em relação ao ano passado”, afirma.

Em 2019, mais de duas mil lojas participarão do Dia Livre de Impostos. Empresários interessados em aderir à ação podem acessar o se cadastrar pela internet ou entrar em contato com a CDL/BH pelo telefone (31) 3249-1666.

Serviço:
13ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI) em 16 estados brasileiros
Data: 30 de maio de 2019
Outras informações: pela internet ou pelo telefone (31) 3249-1666.

Leia outras notícias no Atualidades.

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.