Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Desembargador Maurício Soares é empossado no TRE-MG

10 de agosto, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Justiça. Magistrado foi eleito pelo Tribunal Pleno em solenidade prestigiada pelo chefe do Judiciário estadual mineiro, desembargador Nelson Missias de Morais

Na última segunda-feira, dia 5, Maurício Torres Soares assumiu o cargo de membro substituto, classe desembargador, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). A posse, prestigiada pelo chefe do Judiciário estadual mineiro, desembargador Nelson Missias de Morais, ocorreu na Sala de Sessões da corte eleitoral, na capital.

O desembargador Maurício Soares ocupou vaga aberta com a posse dos desembargadores Rogério Medeiros e Alexandre Victor de Carvalho nos postos de presidente e vice-presidente e corregedor do TRE, em junho último. O outro magistrado de segundo grau substituto na composição do colegiado é o desembargador Marcos Lincoln dos Santos, empossado em agosto de 2018.

Ao dar posse ao novo integrante, o presidente do TRE, destacou que sua presença “tranquiliza a justiça eleitoral mineira”, porque ele traz características como “firmeza, serenidade e determinação”, em um momento em que as eleições estão sendo influenciadas pela “disseminação incontrolável de discursos de ódio, antagonismos e fake news”.

Leia também: Dia Mundial do Pedestre tem ação de conscientização

O desembargador Maurício Soares relembrou que sua ligação com a justiça eleitoral data dos anos 1980. Ele ressaltou que, a despeito de a democracia brasileira ser “frágil, acidentada e cheia de exceções”, a justiça eleitoral tem cumprido satisfatoriamente o seu papel. O magistrado acrescentou que se sente motivado para trabalhar pela instituição.

Compareceram à posse, além do presidente Nelson Missias, o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela; a 2ª vice-presidente, desembargadora Áurea Brasil; diversos magistrados do Tribunal estadual mineiro, entre eles, o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Alberto Diniz Junior; ex-presidentes do TRE e familiares do desembargador empossado.

Composição

O TRE-MG, conforme ficou disciplinado pela Constituição Federal, compõe-se de quatro membros eleitos e três componentes indicados e igual número de substitutos. Os integrantes atuam por dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio.
São dois desembargadores e dois juízes do TJMG, votados pelo Tribunal Pleno, um juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) escolhido pela instituição e dois advogados de notável saber jurídico e reconhecida idoneidade moral, nomeados pelo Presidente da República a partir de seleção em lista sêxtupla fornecida pelo TJMG.

Leia também: Sistema prisional forma agentes pilotos de drones

Currículo

O desembargador Maurício Soares já tem um histórico de contribuição ao judiciário eleitoral, iniciada quando ainda era juiz. De março de 2008 a março de 2009, foi integrante substituto. Posteriormente, desempenhou a função como membro efetivo, por dois biênios seguidos, de maio de 2009 a maio de 2013, na classe juiz de Direito. Atuou ainda como ouvidor eleitoral de maio de 2010 a agosto de 2012.

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), o novo desembargador do TRE-MG foi assessor de juiz no extinto Tribunal de Alçada e procurador do Município de Belo Horizonte.

Ingressou na magistratura mineira em 1993, percorrendo as comarcas de Januária, Nova Serrana, Itambacuri, Abre Campo, Viçosa e Contagem. Em Belo Horizonte, atuou na 15ª Vara Cível e nos Juizados Especiais, tendo ocupado ainda a função de juiz sumariante do II Tribunal do Júri da capital.

Em setembro de 2015, foi promovido a desembargador no TJMG, incorporando-se à 3ª Câmara Cível. Foi presidente da Amagis entre 2016 e 2018.





Fotos Divulgação/TER-MG

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!