Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Covid-19: Com 133 casos em Minas, Vigilância Sanitária faz ações educativas no Estado

25 de março, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Saúde. Nesta quarta feira, 25, novos casos foram confirmados como positivo para o novo coronavírus, em MG. De acordo com a Secretaria do Estado de Minas Gerais, até o momento, o momento são 14.227 casos suspeitos para COVID-19 e 133 casos confirmados e não há óbitos.

Segue lista com os municípios que tiveram casos confirmados:

Município de residência n
Belo Horizonte 90
Betim 1
Bom Despacho 1
Campos Altos 1
Contagem 2
Coronel Fabriciano 1
Divinópolis 1
Ipatinga 1
Juiz de Fora 8
Lagoa da Prata 1
Mariana 2
Nova Lima 7
Patrocínio 1
Poços de Caldas 1
Sete Lagoas 2
Timóteo 1
Uberaba 3
Uberlândia 7
Em investigação 2

Entenda:

TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA

Incapacidade de relacionar casos confirmados através de cadeias de transmissão para um grande número de casos OU pelo aumento de testes positivos através de amostras sentinela (testes sistemáticos de rotina de amostras respiratórias de laboratórios estabelecidos).

CASO IMPORTADO

Caso importado- Infecção ocorreu fora do município de residência.

TRANSMISSÃO LOCAL

A identificação do caso suspeito ou confirmado em que a fonte de infecção seja conhecida OU até a 4ª geração de transmissão.

Leia também: Funed começa a fazer exames para identificar coronavírus

Vigilância Sanitária faz ações educativas sobre prevenção à Covid-19

Fiscais da Vigilância Sanitária de Belo Horizonte estão percorrendo os estabelecimentos comerciais e serviços de saúde, oficialmente liberados para funcionar (de acordo com o Decreto 17.304, de 18 de março de 2020), para orientar sobre medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar infecção pelo Coronavírus, segundo o Ministério da Saúde.

Dentre os locais visitados pelos fiscais, destaque para supermercados, padarias, farmácias, serviços de hemodiálise, instituição de longa permanência para idosos, laboratórios, funerárias e home care.

Para a realização do trabalho, foi desenvolvido um roteiro específico, de acordo com a natureza de cada estabelecimento, que é seguido pelos fiscais. São orientações como a correta limpeza das superfícies, utilização de produtos de limpeza autorizados pela Anvisa, disponibilização de lixeiras, sabão líquido e álcool em gel, de acordo com as especificações de cada local. O objetivo é reduzir os riscos tanto para os trabalhadores, quanto para o público em geral.

A Secretaria Municipal de Saúde acompanha sistematicamente a situação epidemiológica da cidade e, caso seja necessário, as ações de vigilância sanitária serão ajustadas de modo a contribuir da melhor forma possível para a redução de riscos de transmissão da Covid-19.


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Simone Aparecida 31 de março de 2020

    Aqui é a Simone Aparecida, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Avatar
Deixe um comentário