Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Cemig inaugura o Natal Cultural 2019

08 de dezembro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Especial. Programação inclui atividades gratuitas e iluminação da sede da empresa em Belo Horizonte

Unir Minas Gerais pela cultura. Esta é a proposta da Cemig no Natal deste ano. Trata-se de uma iniciativa que irá conciliar música, dança, teatro, audiovisual, gastronomia, artesanato, artes plásticas, design e literatura, com atividades abertas a todos. A companhia inaugura, neste sábado, dia 7, a iluminação de Natal de sua sede em Belo Horizonte.

Na ocasião, também será lançado o Centro Cultural da Cemig, um espaço democrático e acessível à comunidade, que pretende valorizar a produção artística mineira. O Natal Cultural é composto por uma programação especial, que se estende até o dia 21/12.

Decoração inédita

A iluminação natalina da sede da empresa receberá uma videoinstalação artística, assinada pelo renomado artista mineiro Eder Santos, em parceria com o VJ Vigas, por meio de projeção mapeada no Edifício Júlio Soares, na avenida Barbacena. A decoração contará, ainda, com instalação de postes interativos, réplicas dos antigos postes das tradicionais praças das cidades de Minas Gerais. Em cada cúpula, uma projeção assinada pelo artista e criada exclusivamente para o Natal da companhia.

As árvores da avenida Barbacena serão decoradas com crochê produzido por recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de Santa Luzia, por meio de uma parceria com o Minas pela Paz. Serão 15 árvores, que compreendem o trecho que vai da esquina com a rua Gonçalves Dias até a Praça da Assembleia, no bairro Santo Agostinho. A decoração da sede e da avenida ficará disponível para visita até o dia 6/1/2020.

Energia da Cultura

Já o Centro Cultural da Cemig será composto por um novo espaço de convivência construído no jardim da sede da empresa e pela galeria de arte da companhia, cujas instalações estavam em reforma. A reabertura da galeria, em um espaço moderno, com cerca de 475 m², será marcada pela exposição “Folia de Reis”, que conta com peças de diversos artistas mineiros, sob supervisão do curador Tadeu Bandeira. O Centro Cultural da Cemig também contará com um cineteatro para exibição de produções audiovisuais e apresentações artísticas, que será inaugurado oficialmente em breve.

A programação cultural do Natal da Cemig será aberta gratuitamente à comunidade e realizada no espaço de convivência do Centro Cultural, que contará com apresentações de artistas patrocinados pela empresa, como Grupo Galpão, Grupo Corpo e Fundação Clóvis Salgado, entre outros.

A programação inclui também a realização de feirinhas de produtos orgânicos, presentes de Natal e livros; além de um espaço gourmet montado na avenida Barbacena, com foodtrucks que trazem o melhor da gastronomia mineira. As atividades incluem, ainda, a Vila Nataltech, um espaço tecnológico para o público jovem, que irá promover ações voltadas para a eficiência energética. Já o público infantil poderá, também de forma gratuita, tirar a tradicional foto com Papai Noel, além de participar de atividades monitoradas como oficinas de cartões de Natal e de enfeites natalinos.

Ao longo da programação, a companhia também disponibilizará transporte para comunidades atendidas pelo Programa de Eficiência Energética, para que moradores participem das atividades culturais. Serão dois ônibus por dia, que irão trazer 90 pessoas para a sede da Cemig, desde crianças até idosos que vivem em instituições de permanência.

Para o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Marco Antônio Lage, a iniciativa da Companhia neste ano alia importantes diretrizes, como cultura, diversidade, pluralidade, gratuidade, inovação e tecnologia. “A iluminação da sede da empresa terá grande impacto visual, podendo ser observada de diversos pontos da cidade, como um presente para Belo Horizonte. A decoração das árvores da avenida Barbacena é uma ação sustentável e social. A inauguração do Centro Cultural valoriza a arte mineira. Já a programação cultural preparada para a comunidade neste Natal conta, em sua totalidade, com projetos patrocinados pela Cemig. Desta forma, a empresa, que é a maior apoiadora da cultura em Minas, promove um Natal inclusivo e democrático, para toda a família mineira”, comenta o diretor.

No lançamento da programação no dia 7, a Cemig recebe o espetáculo Abre Alas, do Galpão Cine Horto, a partir das 18h. Em seguida, será apresentado o musical infantil Pé de Sonho, às 19h.





Fotos: Fernando Alves


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

4 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ana 21 de dezembro de 2019

    Parabéns Cemig .

  • Avatar
    Cristiane Medina 20 de dezembro de 2019

    Parabéns a Cemig pela iniciativa. Organização impecável e os profissionais com atendimento excelente. Gente que gracinha de Papai Noel. Encantada com tudo. Obrigada.

  • Avatar
    Ana Paula 17 de dezembro de 2019

    Esse espaço de convivência aberto ao público em qual horário???

  • Avatar
    Junia celestina Ribeiro 12 de dezembro de 2019

    Parabéns a Cemig pela iniciativa.
    Que outras empresas sigam o exemplo e promovam atividades culturais gratuitas.Nosso país necissita dessa iniciativa já que a renda da maioria das famílias não permite esse luxo .Parabebs pela divulgação; so nao ira fazer a visitação quem não se interessar.

Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!