Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Bolsonaro x Haddad, no Planalto; Zema x Anastasia, em Minas

07 de outubro, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Eleições 2018. Se para a presidência da República não houve surpresas nos dois candidatos que vão disputar o segundo turno – Jair Bolsonaro (PSL) com 46,66 % dos votos válidos e Fernando Haddad (PT) com 28,43 % -, para o Governo de Minas o resultado das urnas foi surpreendente.

Romeu Zema (Partido Novo) deu uma arrancada no final da corrida eleitoral e vai disputar a vaga ao Palácio da Liberdade com o ex-governador Antonio Augusto Anastasia (PSBD).

Zema somou 43,05%, contra 29,04% de Anastasia. O governador Fernando Pimentel ficou de fora da disputa com 22,8% e Adalclever Lopes teve apenas 2,76%.

Desde a confirmação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não iria participar do pleito, Bolsonaro vinha liderando todas as pesquisas de intenção de votos, com ampla vantagem sobre Haddad. Após o dia de votação neste domingo, o candidato do PSL manteve a margem e fechou com 18% a mais.

Ciro Gomes (PDT) terminou em terceiro com 12,52%, e Geraldo Alckmin com 4,87 %, ficou em quarto.

Em Minas Gerais, nem mesmo os mais otimistas do Partido Novo aguardavam este resultado. “Ainda estamos perdidos. Ninguém esperava”, observou um dos aliados do candidato.

Arrancada após o debate

Para os articuladores da campanha do seu adversário do segundo turno, a subida inesperada de Zema ocorreu após o debate da TV Globo, quando ele pediu voto para Jair Bolsonaro. “O Bolsonaro virou um cabo eleitoral no Brasil inteiro. Apesar de todas as críticas, gostando dele ou não, não dá para negar que se tornou um influenciador”, acredita um dos coordenadores de campanha do ex-governador do PSDB, Juarez Amorim.

Para o Senado, Rodrigo Pacheco e Carlos Vianna, com cerca de 3 milhões de votos cada um deles, foram eleitos senadores por Minas Gerais, deixando de fora a ex-presidente Dilma Rousseff.

Fotos: Partido Novo, PSDB, PT e PSL

Veja os planos dos candidatos ao governo de Minas no site do JC.