Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Bardot Medicina Integrativa

25 de outubro, 2017
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

A Bardot  inova mais uma vez e se estabelece como referência em Medicina Integrativa em Minas Gerais. Para atender de forma mais completa seus pacientes, trouxe o Nerve Express, software de tecnologia russa que avalia diversos aspectos relacionados às condições físicas e mecanismos reguladores do organismo.

O responsável pela vinda do equipamento na clínica, o médico Psiquiatra e Nutrólogo, Dr. Frederico Porto (foto), explica que de forma não invasiva, o método de avaliação identifica, a partir de dados da eletrofisiologia cardíaca, os níveis ideais dos sistemas simpático e parassimpático que compõem o sistema nervoso. “Ele funciona acoplado a um monitor de frequência cardíaca, tipo polar. A melhor forma de identificar uma disautonomia (desequilíbrio do sistema nervoso) é através da variação da frequência cardíaca. Se você pegar um pulso e medir 60 batimentos por minuto, não quer dizer que o coração tenha uma batida a cada segundo. Mas se esse número variar para mais ou para menos, identificamos o estresse”, observa. “Mede-se não a frequência cardíaca, mas como ela varia”, acrescenta.

Em tempos de rotinas abarrotadas, trabalhos em excesso e trânsito caótico, o estresse se tornou uma doença do mundo moderno. Ele cria uma disautonomia do sistema nervoso, isso é, um desequilíbrio entre o simpático e o parassimpático, que são partes do sistema nervoso. Essa disfunção, em cada ser humano, se manifesta de formas diferentes. “

Identificado a disautonomia, é hora do tratamento. A grande dificuldade atualmente, de acordo com Frederico Porto, é saber como tratar o estresse.  A partir do diagnóstico, o médico propõe práticas autônomas para reequilibrar o corpo, tanto fisicamente, quanto mentalmente. “Existem partes do corpo que não temos controle, e a ponte mais importante, entre o que controlamos e o que não controlamos é a respiração. Há métodos de respirar que ajudam o corpo a ter uma variabilidade cardíaca ideal. É um descanso para o sistema nervoso, que o paciente vai reeducando”, conclui.

Foto: Luis Otávio Pires

Bardot Medicina Integrativa
3 (60%) 2 voto[s]


Sobre Luis Otávio Pires:

Luís Otávio Pires, editor, 51 anos. Jornalista com cerca de 30 de experiência na profissão, já trabalhou em diversos veículos de imprensa de Belo Horizonte, como os jornais Diário da Tarde, Estado de Minas e Hoje em Dia. Também foi assessor de imprensa da General Motos. Formado na PUC-MG em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Em sua carreira, já participou de coberturas de eventos nacionais e internacionais, como Salões do Automóvel de São Paulo, Frankfurt, Paris, Detroit e Turim, além de ter sido repórter especializado em Fórmula-1 (anos 90). Além de editor do Jornal da Cidade, hoje atua como colunista da rádio BandNews FM BH (coluna Acelera).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!